Fifa vê como correta decisão de árbitro em lance de pênalti no Mundial
A Fifa publicou um texto em seu site oficial avaliando como “correta” a decisão do árbitro húngaro Viktor Kassai com relação ao pênalti que originou o primeiro gol do Kashima Antlers contra o Atlético Nacional na partida das equipes pelo Mundial de clubes. O lance foi decidido via árbitro de vídeo. Foi a primeira vez que a tecnologia foi usada influenciando nesse sentido a marcação.
“O jogador foi considerado como não impedido, tendo sido incapaz de desafiar o adversário para a bola, e o árbitro húngaro posteriormente apontou para a marca de penalidade, tendo julgado a partir da repetição que Daigo Nishi foi desarmado na área”, diz o texto da entidade máxima do futebol.
O lance em questão ocorreu aos 31min do primeiro tempo, quando Daigo foi derrubado na área por Berrío. O árbitro Viktor Kassai deixou o lance seguir, mas foi avisado da infração pelo ponto eletrônico e, após rever a imagem do lance, assinalou o pênalti, gerando irritação dos jogadores do Atlético Nacional. O replay do lance confirmou a rasteira do colombiano no japonês. Toda a paralisação durou quase 2 minutos. Na cobrança, Shoma marcou para o Kashima.
O chefe de arbitragem da Fifa Massimo Busacca comentou o caso também. “Esta é a primeira vez que o árbitro de vídeo é usado em uma competição da Fifa, então isso é algo novo para todos, especialmente ver o árbitro assistir ao vídeo na área ao lado do campo”, comentou.
“No ocorrido esta noite, a comunicação entre o árbitro e o assistente de vídeo foi clara e a tecnologia funcionou bem, e no final da decisão foi tomada pelo árbitro. Será sempre assim e o assistente de vídeo funciona apenas como um apoio”, continuou Busacca.
O diretor técnico da IFAB, associação internacional de futebol, David Elleray, deu um parecer quanto à posição de jogadores e treinadores sobre o caso. “A mensagem foi clara de jogadores e treinadores de que o árbitro precisa ter a decisão principal e é por isso que a opção está lá para sempre ser olhada”, comentou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.