Quem deve sair do time e como pode jogar o Grêmio com Barrios
A contratação de Lucas Barrios atende a um pedido de Renato Gaúcho, reforçar o ataque do Grêmio com um nome de peso, e consequentemente impactará no time considerado titular desde o final do ano passado. Além da saída de alguém da formação, o esquema tático também poderá sofrer alterações.
O UOL Esporte mostra as opções de Renato a partir da nova contratação.
Antes mesmo de chegar a Porto Alegre, Lucas Barrios já ameaça seriamente a condição de Pedro Rocha no time titular. Autor de dois gols contra o Atlético-MG na final da Copa do Brasil, o camisa 32 iniciou 2017 na equipe considerada ideal.
Pela versatilidade e técnica das demais peças ofensivas, Pedro Rocha é quem aparece mais perto de ser sacado para ingresso de Barrios. Em todos os cenários.
Mesmo esquema e Luan no lado
O Grêmio tem um esquema base desde os tempos de Roger Machado (4-2-3-1) e se Renato Gaúcho decidir seguir com essa ideia, a solução é simples. Com a entrada de Lucas Barrios no ataque, Luan pode ser deslocado para o flanco.
Peça-chave no time desde 2015, o camisa 7 teve melhor desempenho perto do gol. Mas pelo drible e velocidade, já jogou aberto perto da linha lateral. Pesa contra Luan o entendimento de que ele não contribui tanto defensivamente – papel considerado importante na função.
Na comparação com Pedro Rocha, contudo, Luan ainda leva a melhor para jogar ali.
Neste cenário, o Grêmio ideal jogaria com: Marcelo Grohe; Edílson (Léo Moura), Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Jaílson (Michel), Maicon, Ramiro (Luan), Miller Bolaños, Luan (Pedro Rocha/Fernandinho/Everton) e Lucas Barrios.
Losango no meio-campo
Uma segunda opção é mudar o formato do meio-campo. Saindo do 4-2-3-1 e partindo para o 4-4-2 com um losango no meio. Lucas Barrios teria a companhia de Luan e logo atrás o vértice mais adiantado seria Miller Bolaños.
Novamente Pedro Rocha perderia espaço. Primeiro por não se encaixar em nenhuma função do meio-campo neste formato. E depois por disputar posição com Luan e o novo reforço.
Barrios permaneceria como referência, com Luan flutuando entre as linhas e dando margem para infiltração de Bolaños. O meio-campo seguiria com Maicon e Ramiro incontestáveis e dependeria de adaptação de Michel e Jaílson.
A outra via neste cenário seria o recuo de Luan para função de armador, com saída de Miller Bolaños e aí ingresso do camisa 32.
Com este esquema, o Grêmio ideal teria: Marcelo Grohe; Edílson (Léo Moura), Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon (Jaílson/Michel), Ramiro, Jaílson (Maicon) e Miller Bolaños (Luan); Luan (Pedro Rocha/Everton) e Lucas Barrios.
Árvore de Natal
Uma mudança maior fecha o leque de opções iniciais mediante acerto com Barrios. E ela foi testada durante a pré-temporada, com outras peças, mas agradou a comissão técnica. O 4-3-2-1, chamado de ‘árvore de Natal’.
Neste esquema, Barrios ficaria adiantado e Luan recuaria para atuar ao lado de Miller Bolaños. Mas com função de atacante. Maicon seria protegido por uma dupla de volantes levemente mais adiantados. O teste foi realizado durante um treino. Naquela oportunidade, Miller e Douglas atuaram lado a lado e Luan ficou adiantado.
Neste caso, o Grêmio ideal jogaria com: Marcelo Grohe; Edílson (Léo Moura), Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Ramiro e Jaílson (Michel); Miller Bolaños e Luan; Lucas Barrios.
Com Lucas Barrios, o Grêmio chegará a 10 atacantes no elenco: Miller Bolaños, Luan, Pedro Rocha, Everton, Fernandinho, Jael, Beto da Silva, Ty Sandows, Lucas Coelho e Lucas Barrios. Seis deles podem fazer mais de uma função e aí o leque de alternativas se expande.
Lucas Barrios é aguardado em Porto Alegre na sexta-feira. Ainda não há previsão de estreia oficial, mas a agenda de jogos do Grêmio nas próximas semanas inclui Cruzeiro-POA (sábado), Ceará (02/03), Gre-Nal (04/03) e Zamora-VEN (09/03) pela Copa Libertadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.