Seis vezes em que Corinthians 'virou a página' após vitória sobre Palmeiras
Na zona mista da Arena Corinthians, os jogadores corintianos exaltavam a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras com um jogador a menos durante todo o segundo tempo. Na avaliação deles, o triunfo épico contra o rival daria força para time de Fábio Carille no restante da temporada.
O meia Rodriguinho, por exemplo, disse que derrotar o Palmeiras em Itaquera, depois de Gabriel ser expulso injustamente, fará o Corinthians lutar por objetivos maiores. "Uma vitória para nos dar moral. Agora vemos como vencer de 1 a 0 é bom. Vamos brigar lá em cima", disse.
Na história do clássico, o Corinthians conseguiu crescer depois de vitórias sobre o time alviverde. Depois desses triunfos, a equipe deixou para trás fases ruins, instáveis e chegou, em alguns casos, a títulos na temporada.
Veja seis vitórias contra o Palmeiras que mudaram o cenário corintiano:
1971 - Corinthians 4 x 3 Palmeiras
O Corinthians havia começado o Campeonato Paulista com alguns tropeços e vinha de dois empates sem gols contra Guarani e Ponte Preta. Para dificultar ainda mais, o Palmeiras abriu 2 a 0 em 30 minutos de jogo. O time alvinegro, porem, empatou o jogo, com gols de Mirandinha e Adãozinho. Leivinha, em seguida, fez o terceiro gol palmeirense.
O Corinthians conseguiu virar o placar no Morumbi - Tião empatou e Mirandinha balançou a rede aos 43 minutos do segundo tempo. Depois da vitória sobre o rival, o Corinthians entrou em campo mais 11 vezes pelo estadual e venceu seis vezes, com mais três empates. A equipe, com isso, conseguiu chegar terminar a competição na terceira posição.
1980 - Corinthians 1 x 0 Palmeiras
Jogo válido pela semifinal do Paulistão de 1979. Depois de uma pausa de dois meses no torneio, Corinthians e Palmeiras se enfrentaram por uma vaga na decisão. Na partida de ida, 1 a 1. Na volta, Biro-Biro balançou a rede após uma conclusão de canela no Morumbi.
O gol eliminou o Palmeiras de Telê Santana, time que havia vencido o Flamengo por 4 a 1 em pleno Maracanã - o jogo foi disputado em dezembro e era válido pelo Brasileirão. Com o triunfo, o Corinthians foi à final do estadual e sagrou-se campeão em cima da Ponte Preta.
1987 - Corinthians 3 x 0 Palmeiras
Esse dérbi fez parte de uma recuperação incrível do Corinthians no segundo turno do Paulistão de 1987. Nos primeiros 19 jogos do campeonato, o Corinthians acabou derrotado nove vezes, com seis empates e apenas quatro vitórias.
Atuando no Pacaembu, o Corinthians derrotou o rival com dois gols de Éverton e um de Marcos Roberto. O time alvinegro manteve o ritmo e chegou às semifinais. Na partida de ida, goleou o Santos por 5 a 1. Na decisão, entretanto, a equipe alvinegra perdeu para o São Paulo.
1990 - Corinthians 2 x 1 Palmeiras
O futuro campeão brasileiro de 1990 só conseguiu vencer um jogo na quarta rodada do campeonato. Depois de perder para Grêmio e Cruzeiro, e empatar com o Vitória, o Corinthians bateu o Palmeiras no Morumbi.
Os gols foram marcados por Neto e Wilson Mano. O resultado deu força ao time, que conseguiu uma vaga nas quartas de final. Para ser campeão nacional pela primeira vez, o Corinthians eliminou Atlético-MG, Bahia e São Paulo.
1995 - Corinthians 2 x 1 Palmeiras
Quinze dias antes desse dérbi válido pelo Paulistão, o Corinthians demitiu o técnico Mário Sérgio. Com o interino Eduardo Amorim, a equipe alvinegra arrancou rumo ao título paulista - e também da Copa do Brasil,
No dia 2 de abril, o Corinthians venceu o Palmeiras no Pacaembu com dois gols de Marcelinho, de virada. O primeiro em uma falta da intermediária e o da vitória marcado aos 44 minutos do segundo tempo.
2011 - Corinthians 1 x 0 Palmeiras
Apenas quatro dias depois de ser eliminado pelo Tolima, da Colômbia, na pré-Libertadores, o Corinthians entrou em campo para encarar o Palmeiras no Pacaembu - o rival vinha de cinco vitórias seguidas. O jogo do Campeonato Paulista parecia se encaminhar para o empate sem gols, até que o lateral direito Alessandro fez 1 a 0 a oito minutos do fim.
A vitória deu força ao time de Tite, que chegou a eliminar o rival na semifinal do estadual, mas parou no Santos na decisão. No fim do ano, a equipe alvinegra conquistou o título brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.