Promessa do Inter atraiu o Barça. Hoje, treina sozinho e nem sabe se fica
A expectativa criada nos primeiros anos da carreira de Alisson Farias ainda o acompanha, mas não como antes. O jovem que foi alvo do Barcelona para o time B e brilhou nas seleções de base do Brasil hoje treina separado do grupo principal do Inter. Depois de uma passagem pelo Estoril, de Portugal, ele encara o primeiro momento de incerteza aos 21 anos.
Farias começou a se destacar muito jovem. Com 16 anos já tinha deixado o futsal e vestia a camisa do Atlético-PR. Não demorou por lá e se transferiu para o Internacional. Na base colorada ergueu duas vezes a taça de Campeão Gaúcho Sub-17 e foi campeão do Brasileiro Sub-20 de 2013. Convocado para seleção brasileira Sub-17, chamou atenção de clubes da Europa.
Foi convidado a conhecer o Centro de Treinamentos do Barcelona. Em La Masia, esteve com Messi, Iniesta, Xavi e companhia. Tirou fotos, tietou e foi sondado pelo clube para atuar no time B, que finaliza a preparação dos atletas ao time principal. Não aceitou. Também recebeu uma proposta do futebol alemão, considerada insuficiente.
Seu contrato com o Inter acabaria em abril de 2014, e depois de tais investidas acabou renovado por cinco temporadas. No ano seguinte ele subiu ao profissional e foi titular em dois jogos, entrando no decorrer de outros 14. Em 2016, ganhou mais 11 jogos para mostrar serviço pelo Colorado e marcou seu primeiro gol no profissional. Participou da campanha do título gaúcho, mas perdeu espaço no segundo semestre. Fora dos planos, acabou cedido ao Estoril, de Portugal.
E a passagem pela Europa acabou mais curta do que o esperado. Alisson tinha vínculo até julho, mas acabou retornando em março. Fez 11 jogos, marcou dois gols, mas não o suficiente para permanecer por lá.
O futuro, agora, dependerá da comissão técnica. Atualmente, Alisson realiza trabalhos físicos ainda isolado do restante do elenco. A reportagem do UOL Esporte apurou que ainda não há definição sobre os próximos capítulos da carreira. Antonio Carlos Zago será o responsável por analisar as perspectivas dele no time e definir por nova saída do clube ou aproveitamento na Série B.
A concorrência, caso ele permaneça, é grande. Na posição que poderia ser ocupada por ele, o Colorado hoje em dia tem Nico López e D'Alessandro. Roberson, Valdívia, Carlos, Gustavo Ferrareis, Diego e Andrigo também já atuaram por ali. Eduardo Sasha se recupera de lesão e ainda tem a chegada de William Pottker programada para após os Estaduais.
Assim, é difícil esperar melhor aproveitamento de Farias. A tendência aponta para um novo período emprestado e, dependendo do crescimento, o regresso em novo status para finalmente poder atuar com regularidade no Inter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.