Apesar de perder para XV de Piracicaba, Lusa evita 5º rebaixamento seguido
Em jogo dos desesperados, no qual os dois times corriam risco de ser rebaixados, a Portuguesa se salvou da degola mesmo com a derrota para o XV de Piracicaba neste domingo (23), pela 19ª rodada da Série A2 do Campeonato Paulista (equivalente à segunda divisão), por 2 a 1 de virada. Uma combinação de resultados salvou a Lusa, e a vitória salvou o XV da Série A3 (a terceira divisão do Paulista) na temporada que vem.
O jogo decisivo foi no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, com a torcida do XV comparecendo em peso para apoiar o time.
O gol da Lusa veio com um minuto de jogo no segundo tempo. Em contra-ataque rápido, o camisa 7 Luizinho avançou com liberdade invadiu a área e bateu colocado, por cima do goleiro Pasinato. Um golaço. No final da partida, o XV empatou com gol de Carlos Alberto, aos 37 minutos do segundo tempo. O atacante aproveitou o bate e rebate dentro da área, chutou de primeira e conseguiu igualar o placar.
Apesar disso, o empate não era suficiente para o time de Piracicaba, que virou. O zagueiro Rodrigo completou cobrança de escanteio de Romarinho para o fundo da rede aos 45 minutos da etapa final.
A partida começou equilibrada. Aos 14 minutos, a Lusa chegou com perigo com Luizinho, que bateu por cima do gol do XV. Dois minutos depois foi a vez do time da casa levar perigo à meta adversária. Romarinho cobrou escanteio e Doni completou de cabeça, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 20 minutos Bruno Santos quase abriu o placar para a Portuguesa depois de chute forte cruzado, mas o goleiro Mateus Pasinato espalmou para fora. Pouco depois o XV respondeu com ótima jogada de Bruninho. Ele finalizou no ângulo, mas Berna espalmou para fora. Assim a partida seguiu no primeiro tempo, muito equilibrada mas com poucas oportunidades dos dois lados.
A partir dos 36 minutos, a pressão da Lusa aumentou. Após erro da defesa, Luizinho fuzilou a queima-roupa, mas o goleiro Mateus Pasinato salvou o XV de Piracicaba. Um minuto depois, Leandro Domingues bateu forte de fora da área e acertou o travessão de Pasinato.
Apesar do domínio da Portuguesa, o XV de Piracicaba ainda teve a oportunidade de abrir o placar no final da primeira etapa. Bruninho recebeu bom passe dentro da área e ficou de frente com Berna. O atacante chutou, mas o goleiro da Lusa evitou o gol com a perna.
No primeiro tempo, cada time recebeu um cartão amarelo: Gilsinho para a Lusa e Doni para o XV, após entradas duras.
Após o gol, no início do segundo tempo, a Lusa se fechou e passou a explorar os contra-ataques. O XV chegou a marcar com Rafael Gomes de cabeça aos sete minutos, mas o árbitro viu impedimento do zagueiro do time da casa e anulou o gol.
Aos 15 minutos, Berna fez excelente defesa para a Portuguesa em chute forte de Romarinho. O XV de Piracicaba aumentou a pressão, mas teve poucas boas chances de chegar ao empate.
Aos 25 minutos, Carlos Alberto chutou com força, e Berna salvou a Portuguesa. No rebote, Samuel acertou a trave da Lusa, enquanto Formigoni foi travado na sequência do lance.
Depois do gol de empate, o XV de Piracicaba ainda teve boa chance de virar, aos 39 minutos da segunda etapa. Gilsinho fez o levantamento para dentro da área e Berna fez mais uma defesa. Aos 45 minutos, o time da casa virou e garantiu a permanência na Série A2 em 2018.
Entre rebaixados e finalistas
A Série A2 do Campeonato Paulista vai chegando à reta final: Água Santa, São Caetano, Rio Claro e Bragantino vão disputar as semifinais. Já Velo Clube, Barretos, Capivariano, Rio Preto, Mogi Mirim e União Barbarense estão rebaixados e vão disputar a Série A3 em 2018.
Este é o quinto ano consecutivo que Lusa convive com o fantasma do rebaixamento. Desta vez, a queda seria para terceira divisão do Paulistão.
A Portuguesa chegou à última rodada na 12ª colocação entre 20 times da Série A2. Entrou em campo com 24 pontos, um a mais que o XV de Piracicaba. O time vinha de três rodadas sem vencer, sendo que no jogo passado perdeu em casa do Oeste, por 3 a 2, em duelo que poderia eliminar o risco de degola.
Caso perdesse, a equipe comandada por Estevam Soares teria de torcer para o Barretos vencer o Velo Clube, em Barretos, ou o Bragantino derrotar o Votuporanguense, em Bragança Paulista, o que aconteceu -- O Barretos venceu por 3 a 2 e o Bragantino por 3 a 1.
Já o XV chegou ao confronto em situação ainda mais dramática. Só a vitória interessava para evitar o rebaixamento.
Rebaixamento ronda Lusa há 5 anos
Desde 2013, a Portuguesa acumulou pelo menos um rebaixamento por temporada. Naquele ano, caiu para a Série B do Brasileirão. A Lusa foi punida com a perda de quatro pontos pela escalação irregular do meia Héverton, na última rodada daquele ano.
Em 2014, a Portuguesa foi rebaixada para a terceira divisão do principal campeonato nacional. Em 2015, caiu para a Série A 2 do Campeonato Paulista. No ano passado, o time caiu novamente, desta vez para Série D, a última do Campeonato Brasileiro.
Neste ano, o time já teve dois técnicos. Começou o com Tuca Guimarães, mas o substituiu por Estevam Soares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.