Bahia e Vitória 'batem o pé' e travam batalha com MP por torcida mista
As decisões do Campeonato Baiano entre Bahia e Vitória devem mesmo contar com torcida mista. Apesar da recomendação feita pelo Ministério Público do Estado da Bahia para a adoção da torcida única, os clubes ‘bateram os pés’ e, com apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF), mantiveram suas posições já indicadas nas últimas semanas.
“Através de ofício encaminhado à Federação Bahiana de Futebol (FBF), o Ministério Público do Estado da Bahia recomendou a utilização de torcida única nos clássicos de futebol em Salvador. O 3º Promotor de Justiça do Consumidor, Olímpio Campinho Junior solicitou a adoção da medida nos próximos quatro jogos entre Bahia e Vitória a serem realizados na Capital”, divulgou o site da FBF na noite da última segunda-feira (25).
Horas depois, Bahia e Vitória soltaram uma nota em seus sites oficiais informando que respeitam a recomendação do MP, mas que discordam e mantêm seus posicionamentos por torcida mista nos clássicos do Campeonato Baiano - já que cabe a eles esta decisão. Já os Ba-Vi's da Copa do Nordeste devem ter divisão de 90% para a torcida mandante e 10% para a visitante, dependendo qual for a determinação da CBF.
Tanto Bahia como Vitória alegam que ‘o problema da violência não está no esporte nem é estimulado por ele, mas nas crises de segurança pública’.
Bahia e Vitória têm pela frente uma sequência de quatro jogos: dois pelas finais da Copa do Nordeste, dias 27 e 30 de abril, e dois pelas finais do Campeonato Baiano, dias 3 e 7 de maio.
Reunião pode mudar a história
Uma reunião marcada para esta quarta-feira (26), entre FBF e MP, ainda pode reverter a situação. A entidade baiana tinha manifestado anteriormente a ideia de manter a divisão das torcidas, no entanto, vai respeitar a definição do MP e dos responsáveis pela segurança no estado. Nessa disputa, a Federação conta com o apoio dos clubes, que também são contrários à mudança. A entidade comandada por Ednaldo Rodrigues até pediu a participação das agremiações na reunião desta quarta-feira para todas as partes envolvidas discutirem o assunto.
Veja a nota em conjuntos dos dois clubes:
Diante da expedição de uma recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia, no sentido de solicitar a adoção da chamada “torcida única” nos próximos quatro clássicos locais, o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória vêm novamente a público para se manifestar contrariamente a essa medida.
Os clubes respeitam o posicionamento do MP, mas já haviam externado sua discordância através de notas oficiais individuais na semana retrasada e em diversas reuniões com o próprio órgão, com a Federação Bahiana de Futebol e com a Polícia Militar do Estado da Bahia.
Entendemos e reafirmamos que o problema da violência não está no esporte nem é estimulado por ele, mas nas crises de segurança pública.
Em vez de torcida única, defendemos a convivência das duas torcidas cada vez mais juntas, em paz, tendo inclusive promovido o retorno da tão saudosa e festejada torcida mista no último clássico do Campeonato Baiano, sem nenhuma ocorrência de conflito por conta de suas camisas, nas dependências do estádio.
Assim, seguindo o previsto pelo Regulamento Geral de Competições da CBF, a venda de ingresso para o jogo desta quinta-feira (27) já começou e a presença das duas apaixonadas torcidas no Barradão está garantida, bem como acontecerá o mesmo na partida de domingo (30), na Fonte Nova.
Os clubes aproveitam a oportunidade para reiterar os votos de paz e serenidade a todos nesta que será a maior sequência de Ba-Vis em tão pouco tempo desde setembro de 1979.
Esporte Clube Bahia
Esporte Clube Vitória
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.