Aos 29 anos, ele é o melhor técnico da Alemanha. Conheça o "Baby Mourinho"
Com 29 anos, muita gente ainda não conseguiu achar seu rumo profissional. Outros, no entanto, já experimentam uma carreira de prestígio e ascensão já nesta idade. É o caso de Julian Nagelsmann, o mais jovem dos técnicos de futebol entre as principais ligas da Europa. À frente do modesto Hoffenheim, o novato acaba de ser eleito o melhor treinador da Bundesliga (Campeonato Alemão) e já desfruta de reputação de a próxima sensação do continente, chamado de "Baby Mourinho".
Na reta final da temporada, o time de Nagelsmann já tem assegurada uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. Tal desempenho conferiu ao comandante do Hoffenheim a honra de ser eleito o melhor de uma liga que conta com outros nomes badalados, como o italiano Carlo Ancelotti, por exemplo.
Nagelsmann assumiu o Hoffenheim com 28 anos, em fevereiro de 2016, e logo conseguiu evitar o rebaixamento do time para a Segunda Divisão. A chance precoce na elite do futebol alemão veio após trabalhos de destaque em categorias de base, em clubes como Augsburg e 1860 Munich.
Atualmente, a média de idade dos 27 atletas do elenco principal do Hoffenheim é de 24,8 anos. Do grupo, três jogadores são mais velhos que o treinador: o goleiro Stolz (33) e os meias Planski (30) e Schwegler (29).
"Baby Mourinho" já recusou o Bayern e prioriza amizade
O atual comandante do Hoffenheim ganhou o apelido de "Baby Mourinho", em referência ao técnico português do Manchester United, que também começou a dirigir equipes com idade precoce. Recentemente, Julian Nagelsmann recusou uma oferta para assumir o time sub-23 do gigante Bayern de Munique. Em entrevistas, o novato alegou que estrategicamente preferiu esperar por uma oportunidade de cara na Bundesliga.
Antes de iniciar a carreira como treinador, Nagelsmann teve uma breve vivência como jogador profissional, pelo Augsburg. Mas, uma grave lesão no joelho, aos 20 anos, encerrou sua experiência como atleta. Na época, o jovem era treinado por Thomas Tuchel, atual técnico do Borussia Dortmund e outra figura de destaque na Bundesliga.
Graduado em Ciência do Esporte, Nagelsmann é a cara da nova geração de treinadores, um entusiasta da análise de dados e desempenho. No entanto, o treinador do Hoffenheim tem como método de trabalho a prioridade pela amizade com os jogadores. O técnico defende uma abordagem de comando mais suave e diz acreditar que sua função é dividida por 30% de tática e 70% de competência social.
"Você não pode ser muito autoritário, tem que tentar trazer os jogadores para o seu lado", afirmou o técnico do Hoffenheim em entrevista recente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.