Dani Alves marca, Juve bate Lazio e conquista tri inédito da Copa da Itália
A Juventus deu mais uma demonstração de seu domínio absoluto do futebol italiano nesta quarta-feira (17), ao derrotar a Lazio por 2 a 0 e conquistar no Estádio Olímpico de Roma a Copa da Itália pela terceira temporada consecutiva, um feito inédito nos 119 anos de idade do clube.
Daniel Alves e Bonucci fizeram os gols da vitória, que deixou o clube de Turim ainda mais isolado como o maior vencedor da taça, levantada pela 12ª vez – a Roma, segunda com mais títulos na competição, tem nove.
O título deixa aberta a possibilidade da Juventus conquistar uma tríplice coroa pela primeira vez em sua história, pois a equipe está na final da Liga dos Campeões e está muito próxima do hexa consecutivo do Campeonato Italiano - a última chance concreta disso foi na temporada 2014/15, com títulos da Copa da Itália e do Italiano, mas com derrota para o Barcelona na decisão da Liga dos Campeões.
Estrela de Daniel Alves continua a brilhar
De novo ele: Daniel Alves brilhou novamente em decisão pela Juventus. O lateral brasileiro abriu o placar aos 12min, após receber cruzamento do compatriota Alex Sandro e bater de primeira para as redes de Strakosha. Solto pela ala direita, ele foi uma ameaça constante à defesa da Lazio e manteve o nível alto apresentado na semifinal da Liga dos Campeões contra o Monaco, onde também marcou um gol ao finalizar de primeira e ainda deu duas assistências - além de uma assistência "moral" para Mandzukic, que recebeu do brasileiro, finalizou em cima do goleiro e mandou para as redes no rebote.
Alex Sandro se destaca com assistências
Três brasileiros foram titulares da Juventus nesta decisão: o goleiro Neto, Daniel Alves e Alex Sandro. Embora menos espalhafatosa, a atuação do ala esquerdo foi tão boa quanto ou até melhor que a do direito. Mais preso à defesa, Alex Sandro caprichou em seus cruzamentos ao subir para o ataque, servindo Daniel no primeiro gol e dando uma “casquinha” para Bonucci ampliar em uma cobrança de escanteio.
Lazio mal ameaça Juventus após susto inicial
A primeira grande chance da final da Copa Itália foi da Lazio. Keita recebeu dentro da área aos 6min, finalizou e mandou na trave de Neto. Dali em diante, no entanto, a equipe da capital só foi acertar o gol defendido pelo brasileiro no último lance antes do intervalo – defesa fácil para o goleiro. A Lazio tentou reagir na etapa complementar e até chegou mais vezes à meta adversária, sem exigir Neto em lances difíceis.
Juventus domina partida mesmo desfalcada
Sem Gianluigi Buffon e o meia Pjanic, duas das principais figuras de seu time titular, a Juventus mostrou sua solidez defensiva tradicional e controlou a partida contra a Lazio. Fora o susto causado por Keita no início da partida, a equipe de Turim tardou a sofrer alguma ameaça do adversário após abrir 2 a 0 no placar. Concentrando o jogo pelas laterais com Dani Alves e Alex Sandro, o time treinado por Massimiliano Allegri finalizou mais e com maior precisão do que a Lazio, embora a posse de bola tenha sido distribuída de forma equivalente entre ambas as equipes.
Ficha técnica
Juventus 2 x 0 Lazio
Data: 17 de maio de 2017
Hora: 16h05
Local: Estádio Olímpico, em Roma (Itália)
Gols: Daniel Alves, 12’ 1º T, Bonucci, 25’ 1ºT
Juventus: Neto; Barzagli, Bonucci, Chiellini; Daniel Alves, Marchisio, Rincón e Alex Sandro; Dybala (Lemina), Higuain e Mandzukic. Técnico: Massimiliano Allegri.
Lazio: Strakosha; Bastos (Felipe Anderson), De Vrij (Luis Alberto) e Wallace; Basta, Parolo (Radu), Biglia, Milinkovic e Lulic; Immobile e Keita. Técnico: Simone Inzaghi.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.