Sofrendo 20 gols em 10 jogos, Atlético vê trunfo de 16 ruir nesta temporada
Muito se falou da força do Atlético Paranaense na Arena da Baixada em 2016, ligando os resultados do então melhor mandante do Brasil à novidade da grama sintética instalada no estádio. A ponto até mesmo de uma discussão puxada por Eurico Miranda resultar na proibição da mesma para 2018. Mas é na queda drástica do sistema defensivo, melhor do Brasileirão do ano passado com 32 gols sofridos (ao lado do Palmeiras), que se encontra a explicação para o sufoco passado pelo Furacão, mesmo em sua Arena.
Nos últimos 10 jogos, o time levou impressionantes 20 gols, com qualquer formação que tenha atuado em Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil e Paranaense. Desde a vitória por 2 a 1 sobre o Londrina, na primeira semifinal do Estadual, a equipe teve a dupla de zaga titular atuando em cinco destes 10 jogos, com 11 gols sofridos. Passaram pela defesa ainda, em algum momento e atuando até no 3-5-2, Cléberson, Wanderson, Zé Ivaldo e Marcão, que completaram a relação de jogos e gols.
“Não tem como explicar. É criar justificativas sem argumentos”, respondeu Paulo Autuori, comandante do futebol do clube, que ainda cobrou atenção dos jogadores: “Você tem que estar mais atento. São gols evitáveis e nós sofremos isso. Volto a frisar, acho que o gol logo de início, a equipe animicamente não reagiu.” Autuori ainda foi questionado sobre a origem dos gols do Grêmio, ambos pelo lado esquerdo, onde atua Sidcley, que esteve para ser negociado no início do ano e acabou ficando, apesar de muitas cobranças da torcida. “O lado esquerdo... as jogadas aconteceram por ali. Não é só um setor, é o sistema defensivo como um todo. Hoje eu acho que a equipe não teve uma resposta como poderia ter tido”, analisou.
O zagueiro Paulo André também falou sobre o desempenho recente. Em linhas gerais, o defensor reconheceu a má fase do sistema e ainda elogiou os reforços que chegaram para o ataque, que era o problema principal na temporada passada. “Vamos trabalhar melhor, vamos corrigir as falhas do sistema defensivo, vamos evitar tomar gols”, prometeu Paulo André.
Confira o desempenho defensivo do Atlético com diferentes formações:
Paulo André e Thiago Heleno
2 x 1 Londrina, Paranaense
2 x 1 Flamengo, Libertadores
0 x 3 San Lorenzo, Libertadores
3 x 2 Univ. Católica, Libertadores
0 x 2 Grêmio, Brasileirão
Paulo André e Wanderson
0 x 3 Coritiba, Paranaense
0 x 0 Santa Cruz, Copa do Brasil
Marcão e Wanderson
0 x 0 Coritiba, Paranaense
Marcão, Zé Ivaldo e Wanderson
1 x 2 Londrina, Paranaense
Cléberson, Zé Ivaldo e Marcão
2 x 6 Bahia, Brasileirão
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.