Mano ganha reforços, mas sinaliza que vai manter esquema com três volantes
Depois de trocar os três volantes de 2015 por um esquema mais ofensivo no início deste ano, Mano Menezes parece estar disposto a voltar atrás. Mesmo com a volta de peças ofensivas, o treinador sinaliza que vai priorizar a produção defensiva em vez de escalar mais um meia, ao menos na próxima partida. A ideia do comandante do Cruzeiro é avaliar cada adversário separadamente para, então, adotar o esquema adequado.
Contra o Santos, no último domingo, Mano não pôde contar com Rafinha, titular nos jogos anteriores. Henrique, Cabral e Hudson, contudo, deram maior equilíbrio ao meio-campo. Melhor nos desarmes e na marcação, a trinca de volantes praticamente anulou a faixa central do Alvinegro praiano. Contra a Chapecoense, pela Copa do Brasil, a tendência é que Mano repita a estratégia. A vitória por 1 a 0 na partida de ida, além do jogo fora de casa, ajudam a explicar porque isso deverá ser feito.
"A gente tem de analisar as escolhas com profundidade. Ao escolher um terceiro volante, podia parecer que queríamos jogar mais defensivamente, mas não. A gente queria dar mais segurança para os atacantes jogarem com mais tranquilidade e sem voltarem todo momento. E isso deu uma consistência no meio-campo que fez nossa equipe se sentir segura", comentou Mano, em entrevista após a vitória na Vila Belmiro.
A delegação do Cruzeiro já embarcou para Chapecó, onde fará os dois últimos treinamentos antes do confronto pela Copa do Brasil. Na lista de jogadores relacionados, estão Thiago Neves e Rafinha. Ambos atuaram juntos em partidas recentes, mas podem virar concorrentes neste meio de semana. Apesar do maior poder de fogo com a dupla, o time perde em recomposição nos momentos em que não estará com a bola.
"São pequenos ajustes de uma formação que vão servir para determinados momentos, outros nem tanto. Mas que nos dão segurança para quando tivermos de usar, para que a equipe não sofra principalmente nos jogos fora de casa, onde a iniciativa geralmente é do mandante", avaliou Mano.
As outras mudanças na equipe celeste para o compromisso serão forçadas. Na zaga, Dedé já indicou que será poupado e dará lugar ao equatoriano Caicedo. No ataque, Rafael Marques conquistou a vaga de titular no último jogo, mas não foi inscrito a tempo na Copa do Brasil. Por isso, Ábila voltará a ser a principal referência dentro da área.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.