Torcedor brasileiro prefere pay-per-view a ir ao estádio, diz pesquisa
Quem é o torcedor médio de futebol no Brasil? Na data que a CBF adotou para comemorar o “Dia do Futebol”, a consultoria Ipsos, especializada em pesquisa de mercado, divulga uma pesquisa para entender quem é o brasileiro que tem interesse em futebol. E alguns dados surpreendem.
Para começar, menos da metade da população de oito regiões metropolitanas do "País do Futebol" entrevistadas para pesquisa declara ter interesse pelo esporte. Segundo o levantamento, 60% das pessoas disseram não acompanhar o futebol. Mais do que isso, mesmo dentro desses 40% que se declararam torcedores (termo que vamos usar para denominar as pessoas que disseram acompanhar o esporte), 10% não têm time do coração. Ou seja: não consomem diretamente os principais produtos que o mercado nacional de futebol oferece.
Pay-per-view supera ida ao estádio
O resultado disso é que a relação direta com o esporte não é tão intensa quanto você, que lê este texto, deve imaginar. O maior exemplo é o tamanho da fatia de pessoas que vai, de fato, ao estádio para assistir a uma partida de futebol por aqui: segundo a pesquisa, apenas um a cada quatro torcedores acompanham pessoalmente os jogos.
É pouco. Esse número é menor, por exemplo, do que o de torcedores que declararam acompanhar o futebol em produtos pay-per-view: os torcedores de PPV são pouco menos de 30%, enquanto os que vão aos estádios são apenas 25%.
Os outros dados da pesquisa não são tão impactantes. A maioria dos fãs do esporte é homem (61%) e tem entre 18 e 35 anos e acompanham o esporte pela internet – 76% dos torcedores acessam a internet.
A pesquisa foi feita nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.