PGR envia pedido de documentos à Espanha de acusação contra Teixeira
A Procuradoria Geral da República enviou nesta segunda-feira à Justiça da Espanha uma requisição de todos os documentos da acusação contra o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira. Ele é réu no país espanhol por suposto desvio de dinheiro da seleção brasileira por meio de comissões ilegais. Já tinha chegado ao Brasil na sexta-feira a ordem de prisão internacional contra o ex-dirigente.
A requisição de documentos foi feita pela Procuradoria para preparar um processo contra Teixeira no Brasil. Pelo tratado de extradição entre o país e a Espanha, ele não pode ser mandado para outro país como nacional, mas pode ser processado por aqui se a legislação tiver previsão do crime.
Teixeira é acusado de lavagem de dinheiro de comissões recebidas por amistosos da seleção brasileira em contrato com a ISE. Para isso, foi utilizada uma rede de empresas em vários países em associação com o ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell, que está preso. Foram desviados da CBF 15 milhões de euros, segundo a Justiça Espanhola.
O crime de lavagem de dinheiro é previsto na legislação brasileira. Após a chegada dos documentos no Brasil, esses serão enviados ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro. Os procuradores cariocas vão decidir qual o enquadramento e se caberá um pedido imediato de prisão para Teixeira no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.