Topo

Mata promete doar 1% do salário para ONG e espera mobilização no futebol

Juan Mata comemora gol durante sua passagem pelo Chelsea - AP Photo/Kirsty Wigglesworth
Juan Mata comemora gol durante sua passagem pelo Chelsea Imagem: AP Photo/Kirsty Wigglesworth

Do UOL, em São Paulo

04/08/2017 13h31

Por meio de texto publicado no site "Players Tribune", Juan Mata, meia espanhol do Manchester United, afirmou que passará a doar 1% de seu salário para instituição de caridade ligada ao futebol. O jogador pede que seus colegas de profissão façam o mesmo para aumentar a gama de oportunidades que o esporte proporciona.

“Começando hoje, estou disponibilizando 1% do seu salário para a Common Goal, fundo coletivo gerenciado pela premiada ONG streetfootballworld, que apoia caridades ligadas ao futebol pelo mundo. É um pequeno gesto que, se compartilhado, pode mudar o mundo”, anunciou Mata.

"O foco de agora está em contribuições de jogadores, mas a meta a longo prazo é destravar 1% da renda de toda a indústria do futebol para instituições caridosas que fortalecem suas comunidades por meio do esporte", completou.

Como inspiração para seu ato solidário, Mata citou o gol de empate marcado por Didier Drogba na final da Liga dos Campeões de 2012, vencida nos pênaltis pelo Chelsea contra o Bayern de Munique. O lance protagonizado pelo marfinense mostrou ao espanhol o alcance do futebol.

"Uma das primeiras lições que aprendi no futebol é que precisa de um time para alcançar seus sonhos", declarou.