Bélgica, Alemanha, Nigéria... Veja quem já está com um pé na Copa
À medida que as Eliminatórias para a Copa do Mundo se encaminham para o final, as vagas ainda em jogo ficam mais próximas de seus donos. Este sábado (2) foi movimentado por partidas na África e na Europa, e algumas seleções deram passos importantíssimos para estar na Rússia em 2018.
É o caso da Espanha, que se isolou na liderança do grupo G das Eliminatórias Europeias ao vencer a Itália por 3 a 0. Situação parecida vive a Sérvia, que bateu a Moldávia pelo mesmo placar e deixou a Irlanda para trás no grupo D. Só não dá para apontar favorito no grupo I, de Ucrânia e companhia, que segue com quatro candidatos em grande equilíbrio.
Clique aqui e confira classificação e jogos das Eliminatórias Europeias
Restam três rodadas em todas as chaves da zona europeia das Eliminatórias, e ainda não há ninguém garantido. São nove grupos, e só o melhor de cada um garante vaga direta, enquanto o pior segundo colocado fica fora da repescagem.
O ?clubinho de seleções já classificadas para a Copa do Mundo atualmente é composto somente por Rússia, Brasil, México, Irã e Japão. Mas o quinteto deve receber mais companhia em breve, quem sabe já nesta semana.
Qual será a próxima seleção a carimbar passaporte?
A Bélgica tem a melhor condição entre as seleções europeias: são seis pontos à frente da Grécia e oito sobre a Bósnia no grupo H. Neste domingo (3), um empate com a vice-líder já vale para comemorar a classificação, visto que o saldo dos belgas é inalcançável (31 contra 7 das rivais) — a vitória “oficializa” a presença entre os 32 do Mundial.
Atual campeã mundial pode confirmar vaga na segunda-feira
Até aqui a Alemanha não tomou conhecimento dos rivais no grupo C: sete vitórias em sete jogos. Só não garantiu a vaga direta ainda porque a Irlanda do Norte também vai bem, com 16 pontos. Os alemães podem confirmar já na segunda-feira (4) a sua presença na Copa, para isso precisam bater a Noruega e torcer por um tropeço dos norte-irlandeses frente à República Tcheca.
Ucrânia, Croácia, Islândia ou Turquia?
Quatro concorrentes, e uma única vaga direta. O grupo I das Eliminatórias Europeias talvez abrigue a disputa mais equilibrada no caminho até a Rússia. Quem se deu melhor neste sábado foram os ucranianos, que venceram 'decisão' contra os turcos e pularam na frente. Já a Islândia vacilou ao perder da fraca Finlândia, enquanto a Croácia teve jogo adiado com Kosovo devido a más condições climáticas — se os croatas levarem a melhor, retomam a ponta.
Confira classificação e jogos das Eliminatórias Africanas
Nigéria perto da vaga; sensação de 2014 decepciona
Viktor Moses, Obi Mikel e companhia formam a seleção africana que está mais próxima de um lugar no Mundial. A Nigéria tem cinco pontos de vantagem no grupo B das Eliminatórias Africanas. Para se classificar antecipadamente, basta vencer Camarões na segunda-feira (4) e torcer por um tropeço da Zâmbia no dia seguinte, contra a Argélia.
Percebeu que os argelinos viraram coadjuvantes? Pois é. Após dar muito trabalho em 2014, a seleção está virtualmente eliminada do próximo Mundial após perder da modesta Zâmbia por 3 a 1 neste sábado. A três jogos do fim, os argelinos têm um único ponto e dependem de uma combinação extremamente improvável, visto que só o melhor do grupo estará na Rússia.
Olha a zebra! Que tal Uganda e Burkina Faso na Copa?
Se a Argélia vai mal, a zebra Uganda tem dado o que falar. Seguindo o sonho da participação inédita em Copas do Mundo, a seleção lidera o grupo E com sete pontos, à frente de Egito, Gana e Congo. Outro azarão é Burkina Faso, líder do grupo D e melhor que Senegal, África do Sul e Cabo Verde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.