Topo

Técnico do Tottenham diz que treinadores latinos mudaram futebol inglês

Mauricio Pochettino, técnico do Tottenham, durante entrevista coletiva - Dan Mullan/Getty Images
Mauricio Pochettino, técnico do Tottenham, durante entrevista coletiva Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/10/2017 10h16

Treinador do Tottenham, Mauricio Pochettino acredita que os técnicos latinos mudaram o futebol inglês. De acordo com o comandante do terceiro colocado no Campeonato Inglês, que começou sua trajetória no país trabalhando no Southampton em 2013, ideias de outra escola ajudaram os clubes locais a se tornarem independente da bola aérea e da ligação direta.

"Aqui mudou muito com a influência de treinadores latinos que mudaram esse caráter ou essa noção. Mas a verdade é que ainda existe algo. Te transmitem que 'tem que ir para cima' Quando chegamos ao Southampton em 2013, propusemos um jogo muito mais combinado, de respeito pela bola, de jogar desde a defesa, de tratar de jogar mais na grama do que colocar a bola no ar. Um dia depois de um jogo, estávamos indo embora e eu ouvi um dos jogadores dizer 'vamos começar a jogar, sim, mas depois dos cinco primeiros minutos, todas as bolas vão para o sete e para o 11 para que corram e cruzem'. Eu me virei e disse 'que sete e ''? Aqui jogamos desde a primeira até a última bola'. Isso é o que a torcida também exigia", disse Tottenham, em entrevista ao jornal espanhol “El País”.

Questionado sobre o quanto tem de ceder à pressão dos torcedores, Pochettino afirmou que não abre mão de suas convicções, mas admitiu que é preciso conciliá-las com a cultura local.

"Nós gostamos de ser dinâmicos desde a defesa, da combinação e da associação. Mas seria um erro não ter alternativas também que te aproximem do que a torcida sente, do que é a cultura inglesa e do que eles gostam. Muitas vezes eu digo 'porque não uma bola nas costas da defesa e correr e lutar'? Pretendemos que as pessoas estão abertas para entender qualquer tipo de situação que surgir no campo, mas também temos que poder dar algo que eles pedem e educa-los. No Tottenham, tenho um grupo de trabalho que me representa melhor do que eu e, no fim, o que fazemos é treinar e educar. Para desenvolver uma filosofia e um método, você deve tentar educar. Você não pode impor-se de forma ditatorial quando chega a um clube porque sente o jogo de forma diferente", opinou.