Contratado para substituir Diego Alves, Neto encara 1º desafio contra Messi
Quando foi contratado pelo Valencia, o brasileiro Neto recebeu a missão de substituir o compatriota Diego Alves, que foi titular do clube por seis anos e que se notabilizou por defender pênaltis de astros como Lionel Messi. Neste domingo (26), às 17h45 (de Brasília), quando o time recebe o Barcelona pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol, o goleiro terá sua oportunidade de parar o argentino.
Revelado pelo Atlético-PR, Neto chegou ao Valencia aos 28 anos de idade depois de passar dois anos como reserva de Gianluigi Buffon na Juventus. Foi comprado por 6 milhões de euros (cerca de R$ 23,1 milhões, na cotação atual) parar ocupar o cargo de goleiro titular da equipe espanhola.
Neto chegou ao Valencia para substituir Diego Alves, que se transferiu para o Flamengo depois de quebrar recordes em defesas de pênaltis. O goleiro pegou 47% das cobranças contra ele e se tornou o que mais evitou gols dessa forma em uma temporada do Espanhol, com seis bolas salvas.
Apesar da fama do antecessor, Neto não acredita que o sucesso de Diego Alves seja motivo para maior pressão no Valencia. Pelo contrário: acha que o hoje flamenguista abriu as portas para compatriotas no clube.
"Não sofri nenhuma pressão. Muito pelo contrário, desde o meu primeiro dia fui tratado com muito respeito e carinho por todos, tanto pelo pessoal do clube como pelos torcedores. Eles me deixaram muito à vontade e bem tranquilo. O excelente trabalho que o Diego Alves fez no Valencia foi ótimo para os goleiros brasileiros. O nosso país sempre teve grandes atletas nessa posição, e essa passagem dele por aqui só ajudou, ainda mais, a reforçar a ótima escola de goleiros do Brasil", disse Neto, ao UOL Esporte.
Diego Alves virou “rei dos pênaltis” ao defender cobranças de astros como Cristiano Ronaldo, Antoine Griezmann e Lionel Messi. Agora, neste sábado, será a vez de Neto tentar parar o argentino. Para o goleiro, no entanto, o desafio de enfrentar o Barcelona é muito maior do que o duelo com o camisa 10.
"O Messi é um jogador muito acima da média, e todo mundo sabe como é difícil marcá-lo. Não tem uma fórmula mágica, e a gente precisa ficar ligado do primeiro ao último minuto. Além disso, o Barcelona não é só o Messi. Tem vários jogadores excelentes, que podem decidir o jogo a qualquer momento", declarou.
Confronto direto
Com grande início no Espanhol, o Valencia se colocou como principal perseguidor do Barcelona na competição. Com nove vitórias e três derrotas nos primeiros 12 jogos, a equipe de Neto soma 30 pontos, contra 34 dos catalães. Por isso, uma vitória neste sábado seria importante para colocar pressão nos adversários.
De acordo com o goleiro brasileiro, a torcida do Valencia alimenta grande expectativa para o jogo, mas o time não pode entrar no clima e achar que a temporada se decide na partida.
"O Barcelona é um dos principais clubes do mundo, e é normal que o clima a cidade fique um pouco diferente, até pelo momento que os dois times vivem. Será um jogo fundamental porque estamos quatro pontos atrás e podemos diminuir a diferença para um", lembrou Neto.
"Mas temos que ter a consciência de que ainda tem muito campeonato pela frente e não podemos achar que esse jogo definirá o futuro do Valencia na competição. Será mais uma partida muito importante, como todas as outras", completou.
Antes da temporada, o Barcelona vendeu Neymar para o Paris Saint-Germain em transação que, para muitos, enfraqueceu o clube catalão. Para Neto, no entanto, o Valencia não pode acreditar que o adversário se tornou uma presa mais fácil sem o atacante.
"O Neymar é um dos melhores jogadores do mundo e faria falta em qualquer equipe. É natural que o Barcelona sinta um pouco a saída dele, mas o time segue jogando bem. Eles estão em primeiro no Espanhol e no grupo da Champions e seguem invictos nas duas competições, o que comprova a força da equipe", avaliou.
Enfim, titular
Neto começou sua carreira profissional em 2009 no Atlético-PR. Depois de dois anos no clube, se transferiu para a Fiorentina, onde teve sua primeira experiência no futebol europeu. Na Itália, o goleiro viveu o auge entre 2013 e 2015, quando se tornou titular. As boas atuações chamaram atenção da Juventus.
Ao fim de seu contrato com a Fiorentina, Neto se transferiu para o clube de Turim, onde pode conviver com Gianluigi Buffon, um dos maiores goleiros da história do futebol. O brasileiro comemora a oportunidade, mas admite que gostaria de ter jogado mais.
"A minha passagem pela Juventus foi produtiva. Pude conviver com um dos maiores goleiros da história do futebol e fiz amizades que levarei para toda a vida. Nesses dois anos, aprendi muito, amadureci demais e ganhei cinco títulos. Só acho que faltou entrar em campo mais vezes", destacou.
Em toda a última temporada, Neto jogou só 1.215 minutos pela Juventus. Nesta, que ainda não está nem na metade, já se aproxima de mil.
Boa fase e olho na seleção
De volta ao cargo de titular em um importante clube europeu, Neto vive boa fase no Valencia. Nos últimos quatro jogos em que entrou em campo, foram quatro vitórias e apenas um gol sofrido. O goleiro acredita que o momento pode fazer com que Tite pense em chama-lo para a seleção brasileira.
"Um dos meus objetivos na carreira é retornar à seleção brasileira. Tive a oportunidade de jogar e ganhar uma medalha de prata na Olimpíada e também disputei uma Copa América. Sei que a concorrência é forte e respeito todos os goleiros que estão lá, mas seguirei trabalhando muito no dia a dia para reconquistar o meu espaço", afirmou.
Neto fez parte da seleção na Copa América de 2015, ainda sob o comando de Dunga. Na época, coincidentemente, foi convocado após corte de Diego Alves. Além disso, foi titular nos primeiros jogos da Olimpíada de 2012 antes de perder o lugar para Gabriel.
Desde que Tite assumiu a equipe nacional, Neto ainda não foi convocado. Questionado se já recebeu algum contato do treinador ou de algum membro da comissão técnica, o goleiro desconversou, mas afirmou acreditar que está na mira.
"A comissão técnica da seleção é muito competente, e tenho certeza de que o Tite e o Taffarel estão monitorando todos os jogadores com potencial para a Copa. Espero estar nessa lista. Ainda temos uma boa estrada até a Copa do Mundo, e seguirei trabalhando e acreditando", prometeu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.