Estudo: só 10 empresas exibiram marcas em espaço máster de times na Série A
Um estudo da Ibope/Repucom, divulgado nesta quinta-feira, mostra que apenas 10 empresas estamparam suas marcas no espaço máster dos uniformes dos 20 clubes da Série A ao longo de toda a temporada de 2017.
Entre elas, o domínio é da Caixa Econômica Federal, que esteve como patrocinadora máster em 15 dos 20 clubes em algum momento do ano. A empresa encerrou o contrato no meio da temporada com o Corinthians, que ainda teve em 2017 a Universidade Brasil e a Cia do Tenro no espaço mais nobre do uniforme.
A Chapecoense (Aurora), o Fluminense (Universal Channel e Zoom), São Paulo (Intermedium e Prevent Senior), Grêmio (Banrisul) e Palmeiras (Crefisa) foram os clubes que não tiveram a Caixa como patrocinador máster ao longo da temporada.
Contando outras locais no uniforme, como calção e mangas, a Caixa teve a sua marca estampada em 39 propriedades ao decorre do ano nos 20 clubes da Série A. A Banrisul foi a outra empresa pública presente nos uniformes dos times brasileiros no ano.
O estudo ainda mostra que o setor de construção foi o segmento mais presente em patrocínios, mas 18 dos 20 clubes tiveram uma empresa financeira no espaço máster. Foi a primeira vez também que um youtuber (Felipe Neto/ Neto´s) patrocinou um clube de futebol no Brasil (Botafogo).
O calção e a frente (máster) foram as propriedades mais utilizadas pelos clubes ao longo do ano, sendo que o meião foi o menos usado. Já as mangas se destacaram no índice de impacto e qualidade analisado pelo estudo, com boa visibilidade nas transmissões.
O estudo ainda analisou como a divulgação dos patrocinadores é feita pelo clube nas redes sociais. Todos os 20 clubes utilizaram seus canais de interação para promoção das marcas, sendo que o Facebook é a ferramenta mais utilizada pelos patrocinadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.