Técnicos renomados abrem 2018 sem clube: só há 3 campeões do século em ação
A entrada de novos nomes no mercado nacional de treinadores, como Felipe Conceição (Botafogo), Odair Hellmann (Internacional) e Sandro Forner (Coritiba), indiretamente contribuiu para diminuir o espaço de profissionais de mais renome, que iniciam 2018 fora da direção de equipes. A lista de técnicos desempregados conta com campeões brasileiros, nomes conhecidos internacionalmente, com passagens por seleções e que fazem parte de diversas gerações reveladas nos últimos anos.
Entre 11 treinadores campeões brasileiros no século 21, apenas três iniciam o Ano Novo trabalhando na mesma função: Fábio Carille, o atual campeão pelo Corinthians, Abel Braga, mantido pelo Fluminense, e Tite, hoje na seleção brasileira.
Os outros oito estão fora do mercado de técnicos: Geninho (sem clube desde julho de 2017, quando deixou o ABC-RN), Emerson Leão (hoje comentarista do Esporte Interativo), Vanderlei Luxemburgo (sem clube desde outubro de 2017, quando deixou o Sport), Antônio Lopes (hoje executivo de futebol), Muricy Ramalho (hoje comentarista do SporTV), Andrade (passou pelo Petrolina-PE em 2017), Marcelo Oliveira (sem clube desde dezembro de 2017, quando deixou o Coritiba) e Cuca (sem clube desde outubro de 2017, quando deixou o Palmeiras).
Além dos oito campeões brasileiros, outros profissionais estão no mercado, com especial destaque a três que já passaram pela seleção: o pentacampeão Luiz Felipe Scolari, que deixou o Guangzhou Evergrande, da China, em agosto, Dunga, que não trabalha desde a seleção, que deixou em junho de 2016, além do já citado Luxemburgo.
Em atividade no mercado nacional e com passagens por grandes clubes, também começam 2018 sem trabalho nomes como Cristóvão Borges, Milton Mendes, Celso Roth, Ney Franco, Argel Fucks, Jorginho, Paulo Roberto Falcão, Vinícius Eutrópio e Adilson Batista.
De acordo com levantamento do UOL Esporte, apesar de alguns acordos ainda não terem sido oficializados, os 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão já têm treinadores escolhidos para passar a virada de ano. Veja a seguir:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.