Robinho tem estreia discreta e Malcom faz malabarismo para cavar pênalti
Do UOL, em São Paulo
29/01/2018 04h00
Dois jogadores da seleção foram os principais destaques brasileiros na rodada deste fim de semana das competições internacionais: Marcelo, que marcou pelo Real Madrid, e Neymar, que anotou duas vezes e fez as pazes com a torcida do PSG. Ainda houve outros nomes em evidência, como o veterano Naldo, que fez história no Campeonato Alemão com a camisa do Schalke 04.
O fim de semana ainda reservou duas importantes estreias, de Robinho e Rafinha, e alguns episódios nem tão favoráveis aos brasileiros. Titular pela primeira vez com a camisa do Barcelona, Philippe Coutinho teve participação discreta na vitória de sua nova equipe. Malcom teve destaque positivo e negativo na mesma partida. Por mais que tenha feito um gol de pênalti contra o Lyon, o atacante ex-Corinthians ficou marcado por ter cavado a infração ao se jogar para trás. Confira os destaques:
FORAM BEM
Neymar, enfim, aplaudido
Após duas partidas fora por conta de uma lesão nas costas, Neymar voltou a campo pelo Paris Saint-Germain e marcou duas vezes na goleada por 4 a 0 sobre o Montpellier, pela 23ª rodada do Campeonato Francês. Em vez das vaias que ouviu por não ter oferecido a batida de um pênalti para Cavani no último dia 17, desta vez o brasileiro saiu aplaudido do Parque dos Príncipes. Ele fez um gol justamente em cobrança de pênalti, aos 39 minutos do primeiro tempo, e fechou o placar já nos minutos finais, quando Cavani fez boa jogada individual e tocou para Neymar empurrar às redes. Os atacantes sul-americanos comemoraram com um abraço e a paz foi restabelecida entre a torcida parisiense e o craque brasileiro.
Marcelo segue em alta
A goleada por 4 a 1 sobre o Valencia, que amenizou a crise do Real Madrid na atual temporada, também representou mais um passo da retomada de Marcelo, muito criticado nos primeiros meses e hoje em alta. Depois de contribuir com duas assistências na rodada anterior, desta vez o lateral-esquerdo brasileiro participou da jogada que originou o pênalti do primeiro gol e depois marcou o terceiro após troca de passes com Asensio, com chute cruzado por baixo das pernas do goleiro.
Naldo marca história
O experiente zagueiro de 35 anos se destacou pelo Schalke 04 neste fim de semana. Ele foi autor de um dos gols da vitória por 2 a 0 de seu time contra o Stuttgart, fora de casa, mas justamente nesta partida é que estabeleceu um novo recorde: ele agora é o brasileiro com mais atuações no Campeonato Alemão em toda a história, com um jogo a mais que os 336 do aposentado Zé Roberto. Naldo já tem cinco gols marcados nesta temporada, o que fez o clube renovar seu contrato até 2019.
Mais um de Willian José
Em alta no futebol espanhol, o atacante com passagens por São Paulo, Grêmio e Santos marcou seu décimo gol pelo Real Sociedad no Campeonato Espanhol desta temporada. Foi o 15º dele em apenas 27 partidas, somando o torneio nacional e a Liga Europa. Neste fim de semana, porém, o gol não foi tão útil: seu time foi derrotado por 4 a 2 pelo Villarreal.
Fabinho salva Monaco
Fabinho deu mais uma amostra neste domingo de que poderia receber outra chance na seleção brasileira. O volante foi o responsável por fazer o gol que garantiu o empate em 2 a 2 entre Olympique de Marselha e Monaco pelo Campeonato Francês. Com o resultado, a equipe do principado segue na 4ª posição, a apenas um ponto do Lyon e do próprio Marselha, 2º e 3º colocados, respectivamente, e a 12 do líder Paris Saint-Germain.
Wendell marca de pênalti
Wendell também teve papel importante neste fim de semana. Em cobrança de pênalti, o lateral esquerdo fez o segundo gol da vitória do Bayer Leverkusen por 2 a 0 contra o Mainz 05. Peça essencial no esquema do técnico Heiko Herrlich, o ex-gremista vem ajudando a equipe a permanecer na vice-liderança do Campeonato Alemão, com 34 pontos.
ESTREARAM
Na Turquia, Robinho
Anunciado há apenas cinco dias pelo Sivasspor, o jogador do Brasil nas Copas do Mundo de 2006 e 2010 atuou por 16 minutos mais acréscimos na derrota de seu time contra o Yeni Malatyaspor, pela 19ª rodada do Campeonato Turco.
Na Itália, Rafinha
Emprestado pelo Barcelona, o meia brasileiro Rafinha foi acionado nos acréscimos da partida entre Inter de Milão e Spal, pelo Campeonato Italiano. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e Rafinha deve voltar a receber oportunidades nas próximas rodadas.
FORAM MAL
Coutinho discreto
Em seu primeiro jogo como titular, Philippe Coutinho teve uma participação bastante discreta com a camisa do Barcelona. Mesmo que tenha sido o atleta que mais desarmou durante o jogo contra o Alavés, o meia foi prejudicado por atuar aberto pela ponta direita. Depois de sua saída para a entrada de Paco Alcácer, a equipe catalã conseguiu fazer dois gols com Messi e Suárez e garantiu a vitória por 2 a 1 contra a equipe basca.
Simulação de Malcom
O atacante ex-Corinthians passou perto de ficar na seção "foram bem", mas o modo como fez seu gol na vitória por 3 a 1 do Bordeaux sobre o Lyon é o problema: ele simulou um pênalti que acabou marcado pela arbitragem, cobrou e converteu. Veja a imagem e tire sua conclusão.
Frango de Neto
Para o lateral-esquerdo Marcelo poder se destacar, o goleiro Neto precisou sofrer. O brasileiro do Valencia abriu a perna para tentar fechar o ângulo da batida do brasileiro do Real Madrid, mas acabou tomando o gol por baixo das pernas, sem chance de reação.
Daniel Alves de olho
O lateral-direito brasileiro viu Neymar marcar duas vezes pelo PSG das tribunas do Parque dos Príncipes. Isto porque Daniel Alves está suspenso pelo Comitê de Disciplina do Campeonato Francês em razão de uma discussão com o árbitro Clement Turpin na derrota de sua equipe para o Lyon. Por indisciplina, o jogador da seleção ainda fica fora de mais uma partida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.