Independiente apela para 'mandinga' e bruxo benze vestiário antes da Recopa
Ao chegar na zona mista da Arena era impossível não sentir um odor que lembrava fumaça adociada, um leve aroma de ervas. Por ali, o comentário era geral: tratava-se de uma defumação, ervas queimadas por Manuel Valdez, o bruxo que acompanha a delegação do Independiente.
O guia espiritual já acompanhou a delegação argentina na final da Sul-Americana, quando o time superou o Flamengo e ergueu a taça no Maracanã. Tem dado certo.
Entre os corredores da Arena, ele tentou esquivar-se de qualquer comentário. Permaneceu à porta do corredor que dá acesso ao vestiário antes da chegada dos jogadores de sua equipe. Não disse palavra alguma para os brasileiros, apenas trocou cumprimentos e sorrisos com seus compatriotas.
O cheiro, aos poucos, se dissipou. Era uma planta de origem peruana que costuma ser usada por ele em momentos decisivos para 'limpar o ambiente'. O mesmo aconteceu com a fumaça que aparentava existir no corredor até o vestiário. E tal qual a fumaça, Manuel sumiu. Entrou para o local reservado aos atletas.
Segundo os argentinos, Manuel é um curandeiro que acompanha o Independiente para trazer 'bons fluidos' para o time. Na Argentina ele costuma atender além do clube, recebe pessoas atrás dos desejos diversos como saúde, sorte e boas relações amorosas.
Grêmio e Independiente decidem a Recopa a partir das 21h45 (de Brasília), na Arena. O empate em 1 a 1 na Argentina dá o título da primeira competição internacional da temporada ao vencedor do jogo de logo mais. Sem saldo qualificado, empate leva a decisão para os pênaltis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.