Topo

Curado duas vezes do câncer, jogador salva time inglês do rebaixamento

Joe Thompson recebeu diagnóstico de linfoma de Hodgkin em 2013 e em 2017 - Rochdale AFC/Divulgação
Joe Thompson recebeu diagnóstico de linfoma de Hodgkin em 2013 e em 2017 Imagem: Rochdale AFC/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/05/2018 14h47

O Rochdale recebeu o Charlton Athletic neste final de semana, em jogo pela última rodada da terceira divisão do Campeonato Inglês 2017/2018, e venceu por 1 a 0. Graças ao resultado, evitou seu rebaixamento para a quarta divisão.

O gol da vitória, marcado aos 24 min do segundo tempo, consagrou um jogador com uma história bastante turbulenta fora de campo: Joe Thompson, meio-campista de 29 anos. Revelado pelo próprio Rochdale, passou por clubes de menor expressão na Inglaterra, como Tranmere Rovers, Bury, Southport e Carlisle United, antes de voltar ao seu clube formador no início da temporada 2016/2017.

Rochdale 1 x 0 Charlton - Rochdale AFC/Divulgação - Rochdale AFC/Divulgação
Na última rodada da terceira divisão, Rochdale venceu o Charlton com gol de Thompson
Imagem: Rochdale AFC/Divulgação

O percurso até o consagrador gol do último fim de semana, porém, não foi simples. Em novembro de 2013, quando defendia o Tranmere Rovers, Thompson foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer sanguíneo. O jogador começou imediatamente a quimioterapia, anunciando em junho de 2014 a remissão da doença.

Mas o linfoma voltou em março de 2017. Em comunicado publicado no site do Rochdale, o jogador prometeu lutar por sua vida “com a mesma fé, a mesma coragem e o mesmo desejo da batalha anterior”. E conseguiu de novo: curado, voltou aos gramados em dezembro.

Mas Thompson ainda não havia marcado gols desde que voltou aos gramados – o que aconteceu justamente no sábado, na vitória por 1 a 0 sobre o Charlton. Com o resultado, o Rochdale terminou a terceira divisão com 51 pontos em 46 jogos, na 20ª posição. Os últimos quatro colocados entre os 24 times da competição caíram: Oldham Athletic (50 pontos), Northampton Town (47), Milton Keynes Dons (45) e Bury (36).

“Você pode dizer que estava escrito nas estrelas, que foi o destino, ou que foi muito trabalho que tive que fazer”, disse o jogador em entrevista à rádio BBC Manchester. “Tudo chegou no dia de hoje, e provou que valeu a pena”, completou.