Vasco anuncia retornos de Jorginho e PC Gusmão e demite executivos
O Vasco não demorou muito para suprir a saída de Zé Ricardo no comando da equipe. Na noite desta terça-feira o clube anunciou não só o retorno do técnico Jorginho, campeão carioca de 2015, como também o de PC Gusmão, que agora ocupará o cargo de coordenador técnico. Além disso, demitiu o diretor-executivo, Paulo Pelaipe, e o gerente de futebol, Newton Drummond.
Em suas primeiras palavras, Jorginho falou em "honra" e "união".
"Voltar ao Club de Regatas Vasco da Gama, além de ser uma honra, é a certeza de que deixei as portas abertas nesta grandiosa instituição. O trabalho começa desde já e a expectativa é que possamos alcançar os objetivos traçados com dedicação e união entre elenco, comissão, diretoria e torcida. Torcida essa que já tive o prazer de ter ao lado como jogador e treinador, sabendo exatamente como ela é fundamental para nosso sucesso", disse ao site oficial do Vasco.
Com a chegada de Jorginho, outra mudança acontece na preparação física: Joelton Urtiga - membro da comissão técnica fixa do novo treinador - retorna e Ricardo Henriques, que já estava no clube, assume o cargo de coordenador físico.
A vice-presidência de futebol fica vaga e será criado um comitê gestor, onde um dos integrantes pode ser Ercolino de Luca, que foi VP de futebol na gestão Roberto Dinamite.
Reunião aconteceu na segunda
A negociação com Jorginho foi tocada exclusivamente pelo presidente do Vasco, Alexandre Campello, num já claro sinal de que a relação com Paulo Pelaipe havia chegado ao fim. O encontro entre Campello e o treinador aconteceu ainda na noite da última segunda, quando o técnico desembarcou no Rio de Janeiro após se desligar do Ceará em 15 dias e com apenas três partidas disputadas.
Embora tenha sido contratado, Jorginho ainda não comandará o Cruzmaltino na partida desta quarta-feira, contra o Cruzeiro, no Mineirão (BH). A equipe terá à beira do campo o auxiliar Valdir Bigode.
O novo treinador, além do título carioca, quase livrou o clube de um rebaixamento que era dado como certo no primeiro ano, quando chegou no meio da campanha que tinha apenas 13 pontos no primeiro turno. Na Série B da temporada seguinte, porém, penou para alcançar o acesso, que só foi obtido na última rodada.
Ximenes cotado para diretor-executivo
Para o cargo de Pelaipe o mais cotado é Felipe Ximenes, com passagens pelo próprio Vasco e também por Flamengo, Fluminense, Coritiba e Goiás. Atualmente ele está sem clube.
Campello amigo de PC Gusmão
Alexandre Campello é amigo pessoal de PC Gusmão, com quem trabalhou no Vasco em outras épocas. O ex-treinador já vinha sendo indicado há algumas semanas por pessoas próximas ao presidente, assim como o lobby que acontecia para que Paulo Pelaipe fosse demitido.
A última passagem de PC Gusmão pelo Cruzmaltino foi em 2010, ainda como técnico. Este ano ele trabalhou em dois clubes e não teve sucesso ficando pouco tempo: uma vitória, quatro empates e cinco derrotas com Madureira e Santa Cruz.
*Mais informações em instantes
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.