Topo

Reinaldo vence Del Nero em disputa política e será candidato único na FPF

Marco Antonio Chedid (foto) estudou lançamento de chapa de oposição com o apoio de Marco Polo, mas abriu mão de disputa - Divulgação
Marco Antonio Chedid (foto) estudou lançamento de chapa de oposição com o apoio de Marco Polo, mas abriu mão de disputa Imagem: Divulgação

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

02/08/2018 18h02

Marco Antonio Abi  Chedid, presidente do Bragantino, anunciou nesta quinta-feira (2) ter desistido de concorrer à presidência da Federação Paulista de Futebol, cuja eleição acontece em 30 de agosto. A decisão é uma vitória de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da entidade, que passou as últimas semanas travando disputa política com Marco Polo del Nero. O ex-presidente da CBF, que está banido do futebol, tramava para que Marquinho Chedid fizesse oposição a Reinaldo no pleito estadual. 

Cabeça do chamado Movimento Renovação do Futebol Paulista, Chedid divulgou comunicado para anunciar que sua iniciativa “já alcançou os objetivos relevantes esperados” na FPF. Desta forma, não haveria a necessidade de pleitear o posto ocupado atualmente por Reinaldo Carneiro Bastos.

“O espaço para o diálogo foi aberto rapidamente para atender as necessidades dos clubes, visando a melhoria do futebol de São Paulo. Tenho certeza que a rápida mobilização gerou efeitos positivos para o aprimoramento no modelo administrativo e na discussão mais ampla sobre o nosso futebol”, diz a nota divulgada pelo dirigente.

“Houve muita sensibilidade por parte dos dirigentes, mostrando que o melhor caminho neste momento de dificuldades econômicas do país é de fortalecimento através da união do futebol paulista. Mantemos a nossa disposição de discutir e encaminhar sugestões que possam elevar as condições dos clubes e a qualidade do futebol de São Paulo, especialmente do interior”, completou.

Disputa nos bastidores

O comunicado é mais um capítulo em uma narrativa que teve como ápice a eleição de Rogério Caboclo à presidência da CBF, em abril. Na ocasião, Reinaldo Carneiro Bastos tentou viabilizar sua candidatura como opositor, mas não conseguiu o número mínimo de apoios. Escolhido por Marco Polo del Nero, Caboclo foi o único postulante e acabou eleito para assumir o cargo em abril de 2019.

Reinaldo então passou a ser visto como inimigo de Del Nero, perdendo cargos na CBF e na Conmebol. Por isso, seu grupo de aliados via na tentativa de Marco Antonio Abi Chedid uma vingança de Marco Polo del Nero, banido da Fifa por atos de corrupção negados por ele. Fontes consultadas pelo UOL Esporte em julho disseram que Chedid pediu votos declarando ter o incentivo de Del Nero; o presidente do Bragantino negou.

Ainda em julho, o Palmeiras – rompido com a FPF desde a final do Campeonato Paulista - recebeu uma esvaziada reunião de dirigentes para a exposição das ideias de Marco Antonio Chedid. José Carlos Peres compareceu, mas nomes como Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco (presidente do São Paulo), e Ernesto Francisco Garcia (presidente do Oeste de Itápolis) foram chamados e ficaram de fora.

Procurado pela reportagem, Marco Antonio Chedid não respondeu aos telefonemas.