Topo

De Ronaldinho a Marcelinho Paraíba: mexicano treina time da Série B da PB

Aposentado desde janeiro, R10 passou pelo México entre setembro/2014 e junho/2015 - Reprodução/Facebook
Aposentado desde janeiro, R10 passou pelo México entre setembro/2014 e junho/2015 Imagem: Reprodução/Facebook

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

02/09/2018 04h00

A segunda divisão do Campeonato Paraibano, que começa no próximo dia 16, terá um treinador nascido no México. Ricardo Campos Ortega, de 58 anos, comanda a modesta Desportiva Perilima e terá a chance de dirigir a principal atração da competição em 2018: Marcelinho Paraíba, meia de 43 anos que subiu de divisão no Brasileiro com o Treze-PB e agora fecha a temporada a serviço de um novo time. Ele foi apresentado nesta sexta-feira.

Ricardo Campos já trabalha há quase dois meses na Perilima, após 22 anos no futebol em funções técnicas. Anteriormente, foi preparador físico, gerente de scout, coordenador de categorias de base, auxiliar técnico e até treinador. Interinamente ou não, comandou clubes como Puebla, Mérida e Monarcas - a última experiência como técnico principal foi neste clube em 2014. Entre 2015 e maio deste ano, Campos foi assistente no Club Querétaro. No Brasil, trabalha pela primeira vez fora de seu páis.

Lá no México, o novo técnico da segundona paraibana trabalhou com Ronaldinho Gaúcho. Eles foram vice-campeões mexicanos durante os nove meses (ou 32 jogos) da passagem do astro brasileiro pelo Querétaro e também venceram um torneio de pré-temporada em março de 2015.

Marcelinho Paraíba, da Perilima - Ramon Smith/Divulgação - Ramon Smith/Divulgação
Imagem: Ramon Smith/Divulgação

"Eu trabalho levando jogadores ao mercado mexicano há 16 anos e foi assim que conheci o Ricardo. Somos amigos de longa data. Mostrei o projeto para ele e ele notou que não se encaixa só como treinador, mas como coordenador técnico do clube, inclusive na base. É um trabalho diferente, para captar e lapidar os talentos que têm aqui e saem muito cedo do Estado", disse, ao UOL Esporte, Jailton Oliveira, gestor de futebol da Perilima.

Ricardo Campos, técnico da Perilima - Ramon Smith/Divulgação - Ramon Smith/Divulgação
Imagem: Ramon Smith/Divulgação

Apresentado pelo novo clube na sexta-feira, Marcelinho Paraíba já teve contato com o novo comandante: "Conheço pouco. Nosso presidente falou dele e também jantamos, aí conversei um pouco. Ouvi falar de alguns trabalhos dele, da forma como trabalha, os treinamentos. É um treinador experiente, já trabalhou em grandes clubes do futebol mexicano, então quero muito aprender com ele."

Marcelinho Paraíba encabeça um projeto bem ousado em comparação aos outros 11 clubes que disputam a segunda divisão do Campeonato Paraibano. A equipe fundada em 1992 por Pedro Ribeiro Lima (por isso Perilima) foi reativada por Jailton, que é empresário de jogadores e decidiu diversificar seus investimentos no futebol. A Perilima tem um plano de comunicação, com presença nas redes sociais, e também um plano esportivo, com o objetivo básico de alcançar o acesso à elite do Estado. Com toque mexicano.