Topo

Cafu critica rodízio de Tite na Copa e discorda de Neymar como capitão

Pedro Martins/MoWa Press
Imagem: Pedro Martins/MoWa Press

Do UOL, em São Paulo

05/10/2018 16h32

Campeão do mundo em 2002, o ex-lateral Cafu falou sobre o rodízio da capitães adotado por Tite durante o Mundial da Rússia. Para o dono da braçadeira na conquista do penta, o treinador errou ao não definir um capitão ao longo da disputa e discordou da escolha de Neymar para assumir a função após a Copa.

"O capitão é a referência entre o jogador e o técnico, o jogador e o dirigente, o jogador e a torcida. Ele desempenha uma função de porta-voz dentro do grupo. Quando o Tite adotou isso durante as Eliminatórias, achei que ele estava querendo dividir a responsabilidade, tirando o foco do Neymar. Mas, quando a Copa do Mundo chega, é a hora de definir”, afirmou o ex-lateral durante participação no programa "Aqui com Benja", no Fox Sports.

Cafu ainda acrescentou que, se tivesse que escolher o dono da faixa, daria para Thiago Silva, Miranda ou Alisson: "São jogadores que já desempenhavam esse papel em seus clubes e tinham capacidade de resolver eventuais problemas, diferente do Neymar."

Ao longo da Copa do Mundo na Rússia, Tite revezou a braçadeira de capitão entre três jogadores: Marcelo (na estreia contra a Suíça), Thiago Silva (contra Costa Rica e México) e Miranda (contra Sérvia e Bélgica).

Após a competição, o treinador anunciou o fim do rodízio e definiu Neymar como capitão fixo no novo ciclo da seleção. O atacante do Paris Saint-Germain já assumiu a faixa nos amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, em setembro deste ano.

A entrevista completa de Cafu vai ao ar na madrugada de sábado (6) para domingo (7), à 0h, no FOX Sports.