Topo

Mistério faz camisa usada por Zidane na final de 98 ser retirada de leilão

Do UOL, em São Paulo

09/10/2018 18h29

A camisa supostamente usada por Zinedine Zidane na final contra o Brasil, na Copa do Mundo de 1998, foi retirada de catálogo nesta terça-feira (9), quatro dias antes de ser leiloada. O item é cotado em até 40 mil euros (R$ 170 mil), mas tem a legitimidade questionada pois é centro de um mistério que envolve o uniforme vestido pelo camisa 10 francês naquela ocasião.

Há a dúvida se a camisa foi usada no primeiro tempo, quando Zidane marcou dois gols (o que elevaria seu valor). É possível que seja parte do uniforme vestido após o intervalo ou até tratar-se de um item reserva que nunca chegou a ser usado pelo craque naquele 12 de julho de 1998. Frente a tal dúvida, o leilão optou por tirar a camisa do catálogo.

“A autenticidade da camisa não é questionada. A camisa foi feita para a final de 1998”, diz o especialista responsável pelo leilão, Jean-Marc Leynet, ao jornal Le Parisien. “De qualquer forma, tenho sérias dúvidas de que Zidane a tenha usado durante o primeiro tempo”, admite, sem revelar muito sobre o “detalhe técnico” que colocou uma pulga atrás de sua orelha.

O leilão Drouot, que venderia a camisa de Zidane no sábado (13), pretende investigar o caso. A história é que uma mulher encontrou o item em casa após se separar de um dos irmãos de Zidane, mas não se sabe muito mais do que isso. “Meu desafio é determinar o começo: como a camisa chegou a esta casa? De onde vem? O irmão de Zidane a recebeu antes, durante ou depois da partida? Ninguém sabe ao certo. As camisas usadas por Zidane no dia da final estão ainda por descobrir”, diz Jean-Marc Leynet.

O especialista admite ser improvável que tais questões sejam respondidas de forma confiável antes do leilão de sábado. De qualquer forma, o item só deve receber lances uma vez que a investigação estiver encerrada. “Ele a vestiu ou não? Esta é a questão, e certamente teremos resposta um dia”, afirma.

Na final em 1998, Zidane foi o maestro da seleção francesa e a liderou em uma vitória por 3 a 0 sobre o Brasil. O camisa 10 fez dois gols, abrindo caminho para o primeiro título mundial de seu país. O bicampeonato, como se sabe, saiu neste ano, na Rússia.