Topo

Paulo Autuori é o novo técnico do Atlético Nacional, da Colômbia

Brasileiro comandou o Ludogorets, da Bulgária, até o mês passado, e agora muda de país - Christif Stache/AFP
Brasileiro comandou o Ludogorets, da Bulgária, até o mês passado, e agora muda de país Imagem: Christif Stache/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/11/2018 16h17

Menos de um mês após deixar o Ludogorets, da Bulgária, o técnico Paulo Autuori foi anunciado nesta sexta-feira como novo comandante do Atlético Nacional, da Colômbia. Aos 62 anos, o experiente profissional retomou a carreira de treinador em junho, após uma experiência de cinco meses como diretor esportivo do Fluminense. Ele levará dois auxiliares para sua comissão técnica, mas os nomes não foram anunciados pelo clube colombiano.

O Atlético Nacional se sagrou campeão da Copa Águila (comparável à Copa do Brasil) na quinta, sob comando do interino Hernán Darío Herrera, que auxiliará nas primeiras semanas de trabalho de Autuori e depois será enviado para concluir estudos na Europa, ainda como funcionário do clube. O técnico brasileiro substitui o argentino Jorge Almirón, demitido em agosto. Antes, Juan Manuel Lillo, Reinaldo Rueda e Juan Carlos Osorio foram os comandantes da tradicional equipe.

Autuori tem o peso de duas Libertadores e um Mundial no currículo, por Cruzeiro (1997) e São Paulo (2005). Ele também tem títulos por Botafogo e Atlético-PR no Brasil, além de passagens por clubes como Flamengo, Internacional, Santos, Grêmio, Vasco, Atlético-MG, Benfica (Portugal), Alianza Lima e Sporting Cristal (Peru) e as seleções de Peru e Qatar. 

"De nosso novo treinador ressaltamos seu estilo de jogo, seu interesse por impulsionar as divisões menores, sua forma de trabalho que se adapta à metodologia empregada pelo Atlético Nacional e, em especial, a firme convicção de executar um projeto esportivo baseado na construção de processos, adaptando-se à história e circunstâncias do Atlético Nacional", elogiou o clube no anúncio de seu novo comandante. 

O Atlético Nacional está classificado para a próxima edição da Copa Sul-Americana e tenta se recuperar no Campeonato Colombiano para disputar uma vaga na Libertadores de 2019.