Topo

Özil ironiza críticos: "Sou alemão nas vitórias e imigrante nas derrotas"

AFP PHOTO / Jewel SAMAD
Imagem: AFP PHOTO / Jewel SAMAD

Do UOL, com informações da AFP

08/11/2018 11h15

Meses depois de anunciar sua aposentadoria da seleção alemã, o meio-campista Mesut Özil concedeu uma entrevista ao jornal britânico “Daily Mail” em que foi duro com as críticas que recebeu no período da Copa do Mundo da Rússia.

"Sou alemão quando vencemos, e um imigrante quando perdemos", declarou o jogador do Arsenal, que nasceu na Alemanha e é descendente de turcos.

Özil protagonizou uma crise antes da Copa por fotos que tirou ao lado do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o que para alguns setores de seu país indicava a falta de compromisso do jogador com os valores da Alemanha.

Ao anunciar a sua aposentadoria da seleção, Özil acusou principalmente o presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Reinhard Grindel, de "racismo".

Campeão mundial em 2014, ele recebeu muitas críticas por seu desempenho em campo nos últimos anos, mas disse não se importar com a situação.

'Olha, eu sei que há pessoas que gostam de mim, mas também há pessoas que não gostam de mim. Isso é um fato da vida. Mas, para mim, o importante é o que as pessoas do meu círculo interno me dizem. Eu não me importo com o que as pessoas dizem fora disso. Isso não me afeta”, disse.

“Se o treinador, ou as pessoas do meu círculo, me disserem: ‘Mesut, você tem que fazer isso’, ou ‘tem que fazer isso’, então eu escuto. Eu vou trabalhar em cima disso. Mas eu não olho para o que outra pessoa está dizendo. Isso realmente não me afeta”, completou.

Aposentado da seleção, Özil atual no Arsenal desde 2013. Atualmente o jogador tem 30 anos.