Corinthians confirma saída de Jair Ventura após três meses de trabalho
O Corinthians anunciou nesta segunda-feira (3), via comunicado oficial, que Jair Ventura não segue como treinador na próxima temporada. Ele deixa a comissão técnica três meses após ser contratado, com aproveitamento de 31,5% dos pontos disputados.
O auxiliar Emílio Faro acompanha Jair e também deixa o clube. Como adiantado pelo UOL Esporte há uma semana, a expectativa é pelo retorno de Fábio Carille e outros quatro profissionais que atualmente estão no Al-Wehda, da Arábia Saudita. Neste cenário, o departamento de futebol deve ser mais uma vez reformulado após a ida de Osmar Loss ao Guarani.
Jair Ventura estreou no Corinthians em 9 de setembro, logo em um clássico contra o Palmeiras. Dias depois comandou o time na semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo, na qual conseguiu a classificação da equipe para a decisão. Mas o vice-campeonato e o risco de rebaixamento no Brasileirão fizeram muitos questionarem o trabalho do treinador, que acabou tendo o contrato encerrado.
Nas últimas semanas, Jair Ventura se mostrava incomodado e ansioso pela indefinição quanto a seu futuro no Corinthians. Publicamente, no entanto, sempre disse que a possível volta de Carille em 2019 seria "normal". Porta-voz do caso, o diretor de futebol Duílio Monteiro Alves chegou a cravar a permanência de Jair, mas dias depois voltou atrás e manteve suspensa qualquer decisão sobre o ano que vem.
Apesar dos resultados, Jair sempre teve o respeito e o apoio dos jogadores. O zagueiro Léo Santos chegou a defendê-lo dizendo que "treinador não entra em campo". Mais recentemente, Cássio disse que o elenco tinha "total confiança" no técnico, que para Pedrinho é "um cara fantástico". Pelo clima e pelo curto tempo de trabalho, chegou a existir a expectativa pela sequência em 2019, o que foi derrubada pela provável volta de Carille.
O último ato da passagem de Jair Ventura pelo Corinthians aconteceu no último domingo (2), na rodada final do Campeonato Brasileiro. Salva do rebaixamento apenas uma semana antes, a equipe foi dominada pelo Grêmio em Porto Alegre e perdeu por 1 a 0.
Confira abaixo a nota oficial:
O técnico Jair Ventura não é mais o comandante do Corinthians.
O profissional treinou o Timão em 19 jogos, contabilizando quatro vitórias, seis empates e nove derrotas. Com ele e seu auxiliar Emílio Faro na área técnica, o Corinthians chegou à final da Copa do Brasil, diante do Cruzeiro. A comissão técnica e a diretoria se reuniram na manhã desta segunda-feira (3) e tomaram tal decisão.
O Sport Club Corinthians Paulista agradece Jair Ventura e Emílio Faro pelos serviços prestados e deseja sorte na continuidade da carreira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.