Jornal: Ao menos dois times ingleses pagam espiões em treinos de rivais
Na esteira da polêmica provocada pela admissão de espionagem do técnico do Leeds, Marcelo Bielsa, o jornal ?The Telegraph? publica nesta sexta-feira (18) que ao menos dois times das principais divisões da Inglaterra pagam espiões para acompanharem treinos de rivais.
De acordo com a publicação, a prática é comum no país e geralmente tem como autores funcionários de clubes, agentes, atletas ou até mesmo parentes de um jogador. É padrão nestas equipes, sempre que possível, assistir a treinamentos rivais e reunir informações por meio das redes de contato.
Leia também
- Bielsa se defende sobre acusação de espionagem: "Não fiz nada ilegal"
- Bielsa admite espião em treino de Lampard e pode ser punido na Inglaterra
- Liga Inglesa abre investigação por espionagem de Marcelo Bielsa
- Leeds United pede desculpas a time de Lampard após Bielsa enviar espíão
O assunto de espionagem veio à tona na última quarta-feira (10), quando a polícia de Derby prendeu um espião durante um treino do Derby County antes do jogo diante do Leeds United, válido pela segunda divisão da Inglaterra.
Posteriormente, o técnico Bielsa admitiu a prática, disse que faz atos similares há 20 anos e reafirmou que não cometeu nenhum ato ilegal. A Liga Inglesa de Futebol (EFL), porém, abriu nesta semana uma investigação contra o técnico argentino.
Mais do que possível punição, o caso fomentou uma discussão sobre os limites éticos da prática de observação de equipes adversária no país. Assim, os desdobramentos podem indicar como situações parecidas serão tratadas na Inglaterra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.