Distante em 2018, Vinicius Jr. deslanchou em janeiro para convencer Tite
Principal novidade na convocação da seleção brasileira para os amistosos de março, Vinicius Júnior não empolgava o técnico Tite em um passado recente. Uma arrancada fulminante no Real Madrid-ESP, no entanto, mudou o panorama e convenceu o treinador poucos meses antes da Copa América. O janeiro de 2019 foi decisivo para isso.
Em 2018, Vinicius Júnior estava distante da seleção e era recém-chegado ao Real Madrid. Mas a virada do ano o colocou em outra condição no clube merengue e, consequentemente, na avaliação da comissão técnica brasileira. Desde janeiro, o atacante disputou 15 jogos e foi titular 14 vezes na Espanha.
Ele enfileirou boas atuações, mostrou o amadurecimento necessário e ganhou a oportunidade diante de um panorama que parecia desfavorável - até mesmo pelas análises anteriores de Tite. Desta vez, porém, o técnico destacou as qualidades, ainda que tenha pedido calma com o jovem.
"Se nós retrocedêssemos para a última convocação, o Vinicius Júnior não estaria. Mas, aberto a novos valores, essa ascensão o credenciou. Isso é considerável. Não é análise de números, é qualitativa. Com essa expectativa, eu quero proporcionar afirmação e evolução", afirmou.
"Precisamos ponderar. Vamos deixar que o tempo permita. Acredito que alguns atletas possam apressar etapas de oportunidade e amadurecimento. Sentir o jogo, o vestiário, o peso de vestir a camisa amarela. Isso é inquestionável. Daremos mais uma etapa para que ele possa crescer. O Vinicius Júnior é um jogador agudo, de finta, com um contra um de atacar espaço. Uma força impressionante. Se você observar, quando ele enfrenta, o adversário começa a ir para trás. É uma construção", completou Tite.
Pelo Real Madrid, incluindo o time B, Vinicius Júnior disputou 31 jogos e fez oito gols. Na equipe principal, o atacante fez 26 partidas, sendo titular em 17 oportunidades e permanecendo em campo sete ocasiões por 90 minutos.
Cerca de seis meses depois da apresentação aos fanáticos torcedores merengues, o garoto formado no Flamengo atinge o que sonhava por conta de uma fulminante arrancada.
Confira a lista completa:
Goleiros
Alisson (Liverpool-ING)
Ederson (Manchester City-ING)
Weverton (Palmeiras-BRA)
Laterais
Alex Sandro (Juventus-ITA)
Danilo (Manchester City-ING)
Daniel Alves (PSG-FRA)
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)
Zagueiros
Eder Militão (Porto-POR)
Marquinhos (PSG-FRA)
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Thiago Silva (PSG-FRA)
Meio-campistas
Allan (Napoli-ITA)
Arthur (Barcelona-ESP)
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fabinho (Liverpool)
Felipe Anderson (West Ham-ING)
Lucas Paquetá (Milan-ITA)
Philippe Coutinho (Barcelona-ESP)
Atacantes
Everton (Grêmio-BRA)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Richarlison (Everton-ING)
Vinicius Júnior (Real Madrid-ESP)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.