Lugano pode deixar o São Paulo para se dedicar ao futebol do Uruguai
Diego Lugano pode se despedir do São Paulo nos próximos dias. O campeão mundial de 2005 deve definir se continua no Tricolor paulista ou se vai dedicar ao futebol uruguaio. Superintende de relações institucionais do clube, o ex-zagueiro é o favorito para assumir a Associação Uruguaia de Futebol, a eleição será no dia 21.
Coincidentemente, o ex-jogador vive um momento conturbado no Tricolor paulista. Lugano é alvo de pressão interna no clube. Como publicou o UOL Esporte, o Conselho de Administração pediu, em reunião na última segunda-feira, a redução de gastos após a eliminação na Copa Libertadores. Entre um dos possíveis cortes de despesas cogitado está o do uruguaio. Para alguns, ele representa um investimento alto para um pequeno retorno na atual função.
Leco, no entanto, deu seu apoio para Lugano - assim como fez com Raí. O executivo fora cobrado internamente por integrantes do Conselho Deliberativo - um grupo chegou a conversar com o mandatário durante o último sábado sobre o dirigente. Para a dupla, Leco transmitiu segurança no sentido de que mudanças não seriam feitas no quadro.
Uma estratégia até estudada pelo clube é fazer com que o campeão mundial de 2005 fique ainda mais presente no dia a dia do futebol. Apesar de o cargo de superintendente de relações institucionais não ter ligação direta com o time profissional, ele fora incentivado para retomar a proximidade da rotina do CT da Barra Funda - sem deixar de lado as suas obrigações como superintendente.
Na visão dos integrantes do departamento, o ex-zagueiro tem um perfil muito diferente do executivo de futebol, Raí. O campeão mundial de 2005 é mais enérgico, enquanto o capitão no mundial de 1992 é mais ponderado. Neste sentido, a combinação dos dois pode servir para melhorar o ambiente e dar ainda mais segurança nas tomadas de decisão.
A iniciativa de aproveitar ainda mais Lugano no futebol foi de Raí e Leco, mas, segundo gente próxima à diretoria, Cuca foi consultado e gostou do plano. O UOL Esporte não conseguiu falar com o futuro treinador são-paulino. A intenção agora é ouvir mais Lugano sobre as decisões a serem tomadas, incluindo contratações e venda de jogadores.
A avaliação é de que ele tem bom conhecimento do elenco, de suas necessidades e sabe como a maioria dos jogadores pode render. Outra missão a ser dada para o uruguaio é ajudar os atletas a entenderem como funciona o São Paulo e o que representa para o clube, por exemplo, perder um clássico ou ser eliminado da Libertadores.
Mesmo sem a sua função ser relacionada ao futebol, Lugano havia participado de alguns momentos importantes - como na indicação do técnico Diego Aguirre, em março do ano passado. Quando o uruguaio era o treinador da equipe, até mesmo pela amizade dos dois, Lugano era visto constantemente no CT.
Não é segredo que Lugano ficou chateado com a demissão de Aguirre. Na sequência, na era André Jardine, muita gente no São Paulo reclamou de ausência do uruguaio no futebol, mas ele ainda acompanhava o time, segundo pessoas próximas, e teve problemas para conciliar a sua agenda. Ou seja, o "sumiço" não seria um boicote a Jardine.
De acordo com a apuração do UOL Esporte, Lugano gostou da contratação de Cuca, pois acreditou ser o nome certo para esse momento. Até mesmo por causa deste movimento de aproximação, ele participou de uma reunião com o treinador, o presidente do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e Raí, na última terça-feira. Já na quinta, tomou café da manhã com o executivo no CT da Barra Funda e viu parte do treino.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.