Doença que afeta Andrés Sanchez pode causar morte e é pior que meningite
Na manhã de hoje, o Corinthians divulgou uma nota oficial para informar que o presidente Andrés Sanchez está internado no Hospital São Luiz, em São Paulo, com um quadro de encefalite viral. A doença, que é uma inflamação do cérebro, é considerada mais grave que a meningite e pode causar sequelas irreversíveis e até a morte.
"Encefalite é uma inflamação no cérebro. A principal causa dessa doença é o vírus da herpes simples, que pode se instalar quando o corpo está com a resistência baixa. Então, é chamada de encefalite herpética", explicou, ao UOL Esporte, o médico Fábio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Além de herpes simples, a doença pode ser ocasionada por outros vírus, como o citomegalovírus e adenovírus. A encefalite viral inspira cuidados e precisa ser diagnosticada rapidamente para um tratamento eficaz que evite sequelas por danos causados no cérebro, como alterações na memória, na linguagem e no comportamento, ou até mesmo a morte.
"Os principais sintomas da encefalite viral são confusão mental, perda de memória aguda, crises convulsivas e alteração de comportamento. É uma doença que precisa tratar muito rápido após fazer o diagnóstico, por meio do exame e cultura do liquor (líquido que fica entre o cérebro e a medula espinhal)", acrescentou Fábio Porto.
A encefalite viral é considerada mais grave do que a meningite, porque atinge diretamente o cérebro. Enquanto isso, a meningite é uma inflamação da meninge, ou seja, as membranas que envolvem o cérebro.
"É parecido, porém mais grave que a meningite. Pode ser que ele fique no mínimo 14 dias em tratamento com antivirais e repouso absoluto, mas depende muito de como ele pode evoluir. A meninge e o cérebro estão inflamados em casos como esse", esclareceu o neurologista.
Andrés Sanchez está sob os cuidados da equipe de infectologia do hospital em que está internado e do médico Jorge Kalil, diretor-adjunto de futebol do Corinthians, e permanecerá internado para tratamento adequado. A infecção viral está controlada.
Segundo apuração da reportagem do UOL Esporte, Andrés está consciente, com respiração normalizada, e conversando normalmente com as pessoas. Os médicos consideram estável o estado do dirigente corintiano.
Andrés Sanchez tem 55 anos de idade e voltou a comandar o Corinthians em fevereiro do ano passado, quando venceu as eleições no Parque São Jorge. Ele já havia sido presidente do Alvinegro entre 2007 e 2011. Depois se dedicou a carreira política - ele foi eleito deputado federal pelo PT, mas seu mandato terminou em janeiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.