Estreante de 20 anos arranca elogios de Renato e amplia "fábrica" do Grêmio
A torcida do Grêmio se acostumou a ver brilhar jogadores egressos de sua base recentemente. Enquanto ainda vibra com as atuações de Luan e Everton no time titular, Jean Pyerre, Matheus Henrique e Pepê entre os reservas, e lembra com saudade de Arthur e Pedro Rocha, no sábado mais um nome entrou na lista de "fabricados" com selo de qualidade do Tricolor. Darlan, de 20 anos, arrancou elogios após a primeira partida no time principal.
Darlan tem 20 anos e subiu das categorias de base no início de 2019. Não é diferente de tantos outros garotos que começam no futebol. Tem ídolos na posição atuando na Europa, como Thiago Alcântara e Gundogan, e exemplos que estiveram bem próximos como Arthur. No clube desde os 12 anos, ele viu todo processo de "fabricação" de jogadores e agora é produto de uma nova safra.
Até então a rotina se resumia a treinamentos com o grupo e conquista de experiências. Acompanhado de perto por Renato Gaúcho, o principal responsável por sua utilização, ele deu argumentos para ser utilizado. E arrancou aplausos da torcida combinados com elogios do técnico.
"Eu gosto de treinar com a base por isso. Eles fazem um excelente trabalho lá. E nos treinamentos podemos perceber se tem algum garoto que possa ser aproveitado no profissional, independente se está jogando lá ou não. Lá em baixo também tem concorrência e qualidade. No meio dos profissionais, ele (Darlan) se destacou pela personalidade. Ele não estava jogando na base, mas mostrou qualidade e vontade de aprender. Puxamos para o principal, deixamos se entrosar com o pessoal, demos liberdade. Ele tem uma personalidade muito boa, por isso ficou. Hoje entrou muito bem, tem o apoio do grupo todo. Não é nada fácil ir tão bem na estreia no profissional", elogiou Portaluppi.
Contra o São José, Darlan errou apenas um dos 83 passes que deu. Ocupou bem a faixa central do campo e ainda auxiliou na construção de jogadas. E ganhou o abraço dos companheiros, que também torciam por sua entrada no time.
"Mais do que o meu gol, eu fiquei feliz pela entrada do Darlan, que é um menino muito trabalhador. Eu falei para ele que a estreia seria mais fácil do que na base, porque aqui tem mais espaço. E ele mostrou que é mais fácil para ele, mesmo. Ver o Darlan estrear me deixa muito feliz. É um menino que pouca gente sabe a história dele, mas era reserva na base, o Renato trouxe ele para cá, é um menino dedicado, que quer aprender. Fez uma grande partida e vai ser um grande jogador", comentou André.
O processo de formação e lançamentos dos jovens é prioridade da direção do Grêmio. Os lucros obtidos das vendas dos atletas e o sucesso conquistado por eles no time embasa a gestão de Romildo Bolzan Júnior no comando do clube.
"A base é fundamental. E para entender a dimensão disso eu pergunto: o Grêmio teria condições de comprar o Arthur? Comprar o Pedro Rocha? O Everton? O Luan? A expectativa do Matheus Henrique? Do Jean Pyerre? Teria que investir. No entanto é o contrário. Elees são formados no Grêmio. Não precisamos desembolsar. Vão se desenvolver e ter sucesso conosco. O Grêmio terá sucesso com eles. Eles terão o sucesso deles. É um processo onde todo mundo ganha. Essa é a essência, a matéria-prima é a coisa mais importante de um clube de futebol e o Grêmio trata isso tudo com muito carinho", explicou o mandatário.
A concorrência forte ainda deve impedir Darlan de ganhar mais oportunidades. Mas a boa expectativa deixada na estreia animou a torcida e a comissão técnica.
"É importante soltar os garotos na hora certa. Quando solta numa fase ruim, eles assumem uma responsabilidade que não estão prontos para ter. Mas é como estamos fazendo com Darlan e faremos com tantos outros. É o trabalho mais importante do clube e o torcedor do Grêmio pode ficar tranquilo que aqui observamos as coisas e trabalhamos para que eles possam render pelo nosso time", sentenciou Renato Gaúcho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.