Topo

Grêmio faz jogo lento e confirma vaga na semifinal com empate diante do Ju

Luan foi um dos poucos titulares escalados pelo Grêmio contra o Juventude, no Gauchão - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Luan foi um dos poucos titulares escalados pelo Grêmio contra o Juventude, no Gauchão Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/03/2019 22h52

O Grêmio fez um típico jogo para cumprir tabela. Hoje (28), o time gremista recebeu o Juventude após fazer 6 a 0 em Caxias do Sul e apresentou um futebol arrastado na Arena. Com a vantagem histórica, Renato Gaúcho escalou apenas três titulares e o placar terminou sem gols. Durante o segundo tempo, Diego Tardelli chegou a balançar as redes, mas o lance foi anulado de forma equivocada. Na semifinal do Gauchão, a equipe de Luan, Tardelli e companhia enfrenta o São Luiz-RS.

O primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho, entre São Luiz-RS e Grêmio, acontece no domingo (31), às 19h (Brasília), em Ijuí. A partida de volta será em 7 de abril, em Porto Alegre.

Para o Juventude, o empate encerra o Gauchão com uma dose de honra. O time de Caxias do Sul agora se prepara para enfrentar o Botafogo, na Copa do Brasil, e depois disputar a Série C. Ao Grêmio, fica um gosto de desapontamento pelo volume e falta de contundência.

Quem foi bem: Montoya

Argentino começou aberto na direita, participou de trocas com Luan e Tardelli e no segundo tempo foi recuado para função de volante. Com intensidade, o camisa 20 ajudou a dar dinâmica ao setor e ainda apareceu para tentar finalizações de média e longa distância.

Quem decepcionou: André

Camisa 90 começou a partida para ganhar ritmo e mostrou disposição, mas foi insuficiente. André procurou o duelo físico para fazer pivô, contudo não conseguiu encaixar triangulações e principalmente: não concluiu com perigo mesmo ficando em campo até a reta final do jogo.

Grêmio surpreende com três titulares no time

A escalação do Grêmio preservou jogadores, mas não como se imaginava. Renato Gaúcho resolveu escalar três titulares (Bruno Cortez, Maicon e Luan) e encorpou o time na Arena. Diego Tardelli começou aberto pela esquerda e André foi o centroavante.

Quase 90% de posse de bola, mas com ritmo lento

Em determinado momento da primeira etapa, o Grêmio somou 86,6% da posse de bola - segundo o Footstats. O índice, somado ao baixo número de conclusões, resume a partida. Com a enorme vantagem construída em Caxias do Sul, o time gremista jogou em ritmo lento. Até a mobilidade do quarteto Montoya, Luan, Tardelli e André foi inócua. Depois do intervalo, a atuação não foi muito diferente. Com Alisson e Marinho, o ataque ganhou fôlego novo.

Marcelo Oliveira sente joelho e sai chorando

Aos 42 minutos do primeiro tempo, a cena marcante. Marcelo Oliveira foi para dividida à frente da área do Grêmio e levou a pior: ele torceu o joelho direito e caiu no chão de imediato. Saiu de campo na maca e chorando. A reação do camisa 26 gerou apreensão entre os colegas.

Rômulo e Bruno Cortez atuam na zaga

Sem Marcelo Oliveira, o Grêmio precisou improvisar mais uma vez na zaga. Bruno Cortez foi recuado, após entrada de Juninho Capixaba no lugar do camisa 26, e formou dupla com Rômulo. O volante e o lateral esquerdo não chegaram a ser exigidos.

Diego Tardelli marca, mas arbitragem anula

A escalação do Grêmio mudou na arrancada da etapa final. Darlan deu lugar a Alisson e Montoya passou a atuar como volante. Nesse cenário, o time ganhou mais profundidade e aos 17, chegou a balançar as redes. Luan deu passe de cavadinha e Tardelli chutou forte na saída do goleiro, contudo a jogada foi anulada equivocadamente por impedimento.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 0 JUVENTUDE

Data e hora: 28/03/2019 (quinta-feira), às 21h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 9.211 pessoas (7.530 pagantes)
Renda: R$ 314.820,00
Árbitro: Douglas Silva Auxiliares: Teilor Thomas da Silva e Luiza Naujorks Reis

GRÊMIO: Julio César; Léo Moura (Marinho), Rômulo, Marcelo Oliveira (Juninho Capixaba) e Bruno Cortez; Maicon, Darlan (Alisson), Montoya, Luan e Diego Tardelli; André
Técnico: Renato Gaúcho

JUVENTUDE: Marcelo Carné; Vidal, Sidimar, Victor Sallinas e Eltinho; Rafael Jataí, Bruno Camilo (Aprile), Caprini (Breno) e Dalberto; Braian Rodríguez (Paulo Sérgio)
Técnico: Marquinhos Santos