Topo

Grêmio chega a ficar sem nenhum zagueiro disponível e refaz planos

Kannemann voltou da seleção argentina e será único zagueiro à disposição para semifinal do Gauchão - Lucas Uebel/Grêmio
Kannemann voltou da seleção argentina e será único zagueiro à disposição para semifinal do Gauchão Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

29/03/2019 12h00

Durante quase uma hora, o Grêmio ficou sem nenhum zagueiro à disposição. Pior: esse cenário extremo aconteceu durante jogo oficial, do Campeonato Gaúcho. Com a lesão de Marcelo Oliveira, ainda à espera de parecer definitivo sobre o tempo de parada, Renato Gaúcho precisou improvisar Bruno Cortez ao lado de outro jogador que já estava atuando fora de posição. A cena pode se repetir no final de semana, na semifinal do estadual.

A ausência total de zagueiros ocorreu em meio ao duelo com o Juventude, na quinta-feira. No domingo, Kannemann terá condições de atuar, mas pode ser preservado para a Libertadores. A ideia original era levá-lo ao primeiro jogo da semifinal.

Marcelo Oliveira tem lesão patelar no joelho direito e existe temor pela sequência do camisa 26 na temporada. Antes dele, Geromel e Paulo Miranda foram entregues ao departamento médico.

Kannemann voltou a Porto Alegre na quinta-feira, após disputar amistosos com a seleção argentina, e retoma os treinos hoje. A presença dele contra o São Luiz-RS, no domingo, é incerta. O argentino pode ser preservado para evitar dor de cabeça ainda maior às vésperas de duelo pela Libertadores. Se ele não atuar, o caminho será a improvisação mais uma vez.

"O time já está na minha cabeça, não tem dúvida alguma, mas não vou revelar. É mais uma decisão", disse Renato Gaúcho.

Nas últimas três partidas, o Grêmio jogou com improvisos na zaga. Michel, Rômulo e Cortez cumpriram a função diante de Pelotas e nas duas partidas com o Juventude.

"Eu sempre treino durante a semana, às vezes durante coletivo ou jogo-treino, com alguém ali exatamente por isso. Não que esteja adaptado, mas tendo treinado por ali. Importante ter volantes que possam jogar ali", comentou Renato.

Rodrigues, que estava na Europa com o time de transição, também voltou a Porto Alegre na quinta-feira, mas não poderá reforçar o elenco principal. Ele foi sacado da lista de inscritos do Campeonato Gaúcho para inclusão de Rafael Galhardo.

Dos nomes entregues ao departamento médico, Geromel é o que está mais perto de voltar. O camisa 3 é preparado para retornar ao time justamente contra a Universidad Católica, no Chile. Paulo Miranda seguirá fora de ação na próxima semana.

Direção segue à procura de reforço

Os dirigentes continuam atrás de um novo zagueiro para o elenco, mas no momento sequer existe pressa. Sem ter como inscrever caras novas no Gauchão ou Libertadores, o Grêmio decidiu ir com calma na pesquisa por alvos.

"Estamos conversando. Mas passei a diretoria para ter calma. No estadual não dá para inscrever, Libertadores só na outra fase. Não adianta trazer agora, com pressa, gastar dinheiro. Temos que ir com calma. Estamos olhando, sim, procurando. Sem dúvida vamos trazer zagueiro, mas vamos procurar não errar no nome", afirmou Portaluppi.

No domingo (31), o Grêmio enfrenta o São Luiz-RS, às 19h (Brasília), em Ijuí. Na quinta (4), visita a Universidad Católica-CHI, pela quarta rodada do grupo 8 da Libertadores.