Topo

Espanhol - 2019

Messi vira "coadjuvante" na China às vésperas de clássico da Catalunha

Reprodução
Imagem: Reprodução

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/03/2019 04h00

Quando é notícia, Lionel Messi costumeiramente protagoniza as manchetes. Entretanto, hoje (30), a partir das 12h15 (de Brasília), o craque argentino do Barcelona vai dividir as atenções com um atleta ainda desconhecido no cenário mundial, mas fenômeno midiático na China. No clássico contra o Espanyol, válido pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol, o camisa 10 terá como adversário Wu Lei, destaque do futebol chinês e que agora desbrava o Velho Continente.

No país de maior população do mundo, o dérbi é tratado como um duelo entre Messi e Wu Lei. A PPTV, dona dos direitos de transmissão do Espanhol na China, promoveu o jogo durante a semana com os dois atletas destacados da mesma maneira. Há uma explicação: o jogador do Espanyol se tornou o mais famoso do país e um ídolo para os chineses apaixonados pela modalidade.

Campeão e eleito o melhor jogador do Campeonato Chinês da temporada passada, mesmo diante da concorrência de estrelas internacionais, Wu Lei rapidamente direcionou boa parte da atenção da população local para a equipe catalã. O crescimento do Espanyol no Oriente se reflete nos números.

Segundo dados do próprio clube, meio milhão de chineses passaram a seguir a equipe nas redes sociais e plataformas digitais do Espanyol no país. A camisa de número 24, usada pelo atacante, tornou-se a mais popular nos últimos dois meses, período em que o faturamento das lojas aumentou em aproximadamente 35%. Produtos especiais com o nome do atleta ganharam espaço.

O efeito na audiência dos jogos também foi imediato com a chegada da estrela asiática. A estreia de Wu Lei pela equipe, ocorrida em partida contra o Villarreal no dia 3 de fevereiro, contou com público de 40 milhões na China, número celebrado pelo próprio time da Catalunha nas redes sociais.

Estes números justificam o tratamento dado ao chinês no primeiro encontro com Lionel Messi. Jornalistas do país asiático acompanham in loco o trabalho de Wu Lei desde o começo da semana, quando a equipe abriu a preparação para o dérbi catalão.

O Espanyol, clube acostumado à sombra da marca global do Barça, conquistou espaço de protagonista às vésperas de encarar o rival local.

"Antes só se falavam do clássico Barcelona x Real Madrid. Agora, com Wu Lei, aprenderam o que significa um dérbi. O dérbi da Catalunha teve um volume de busca de 50 milhões no Tencent [maior portal de serviços de internet da China], mais do que no clássico de fevereiro", contou a jornalista Qian Zhang, em entrevista para o "El Mundo Deportivo".

Messi Wu lei - Reprodução - Reprodução
Messi e Wu Lei lado a lado na promoção do dérbi catalão na China
Imagem: Reprodução

"No dia que ele marcou o seu primeiro gol na Liga [2 de março, contra o Valladollid], a hashtag Wu Lei no Wechat [semelhante com o Twitter e popular na China] foi usada quatro milhões de vezes", acrescenta a profissional que mora na Espanha e cobre o dia a dia de Wu Lei.

Diante do primeiro encontro do grande nome do futebol local diante da lenda argentina, uma expressiva parte dos chineses que gostam de futebol vão estar de frente para a TV por volta das 23h15 (horário local). Lá, do outro lado do mundo, o recado é claro "fique calmo e assista a Messi e Wu Lei."