Corinthians expõe estátua de Sócrates e resgata faixa pró-democracia de 83
O Corinthians faz apelo em defesa da democracia hoje (31), dia em que completa 55 anos o golpe de estado que instaurou a ditadura militar no Brasil em 1964. Para o jogo de ida da semifinal contra o Santos, o clube levou a estátua de Sócrates à Arena e resgatou uma faixa histórica.
"Ganhar ou perder, mas sempre com democracia", diz a mensagem exposta em frente à figura do ídolo. Embora a faixa e a estátua estejam próximas da torcida alvinegra, o UOL Esporte confirmou que ambas foram colocadas ali por iniciativa do Corinthians. Elas estão expostas no setor norte da Arena, ao lado do telão, no quinto andar.
Uma faixa com a mesma frase se tornou um dos símbolos da "Democracia Corintiana" em 1983, quando foi levada ao gramado do Morumbi pelos jogadores do Timão antes de um clássico contra o São Paulo. Tratava-se da grande final do Campeonato Paulista. Símbolo do movimento que ajudou a politizar o futebol, Sócrates fez gol nos dois confrontos diante do Tricolor e deu o título estatual ao Corinthians.
Esculpida por Laércio Alves em 2012, a estátua normalmente fica no quarto andar do estádio, na entrada do portão A, mas foi movida hoje em função dos 55 anos do golpe militar. A partir de 31 de março de 1964, o Brasil passou a viver em um regime de exceção que durou até 1985.
Neste período, o país não teve eleição direta para presidente, o Congresso Nacional chegou a ser fechado, e a imprensa e artistas enfrentaram grande censura. De acordo com a Comissão da Verdade, 434 pessoas foram mortas pelo regime ou desapareceram.
Com bola rolando, o Corinthians venceu o Santos por 2 a 1 pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Paulista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.