Topo

São Paulo

SPFC acerta ao colocar Cuca em reta final do Paulista? Blogueiros opinam

Do UOL, em Santos (SP)

02/04/2019 12h00

Liberado pelos médicos, Cuca já assumiu o comando do São Paulo e estará no banco de reservas da equipe no jogo de volta da semifinal do Campeonato Paulista, domingo (7), contra o Palmeiras, no Allianz Parque, às 16h. O clube tricolor acerta ao antecipar a estreia do técnico e colocá-lo em campo no meio do mata-mata do Estadual? Para a maioria dos blogueiros do UOL Esporte, não. Confira as opiniões em vídeo (acima) e texto (abaixo):

ANDRÉ ROCHA

Penso que seria mais coerente manter o Vagner Mancini até o final do Paulista, ainda que este não perca o emprego no São Paulo com a chegada de Cuca. Mas futebol é louco e o brasileiro mais ainda. Vai que a presença do treinador campeão brasileiro de 2016 incomoda ou mexe com o emocional dos palmeirenses! Ou funciona como um "fato novo" positivo para os novos comandados em uma partida decisiva. Como sempre, já sabemos o que vai responder objetivamente essa pergunta: o resultado final.

JUCA KFOURI

Acho que a direção do São Paulo erra ao botar Cuca para dirigir o time no jogo de volta contra o Palmeiras, por dois motivos: Primeiro, por uma questão de Justiça. Não é justo com Vagner Mancini, que, afinal, conseguiu renovar o São Paulo e fazer as pazes do time com a torcida, tanto que a torcida aplaudiu o time depois do empate no jogo no Morumbi. De mais a mais, acho que é um erro estratégico porque, se Vágner Mancini viesse a ser campeão com o time do São Paulo, entregaria este time em altíssimo astral para o seu sucessor. Caso não chegue a ser campeão, ou mesmo não chegue à final, terá feito um bom trabalho de renovação, e Cuca tem o caminho livre para trabalhar. Se Cuca pega o time e ganha o campeonato, claro, os méritos serão de Mancini, e não de Cuca. Ao contrário, se perde o campeonato, será criticado, desgastado, haverá sempre quem pergunte: Por que não deixaram o Mancini até o fim? Enfim, acho que é um equívoco, uma jogada de alto risco que pode até comprometer o começo do trabalho de Cuca no São Paulo. (LEIA MAIS NO BLOG)

MARCEL RIZZO

Ele tinha que assumir o quanto antes a saúde permitisse. Como é o treinador, não importa ser bem no meio de uma semifinal. A questão é: o quanto ele já palpitou nesse time que o Vagner Mancini parece ter encontrado. Se nada, pode ser ruim se já, de cara, tentar mudar muito. O ideal é que aos poucos monta seu quadro ideal. Se já palpitou, palpitou bem porque o São Paulo melhorou bastante de desempenho nos últimos jogos.

MAURO CEZAR

Uma decisão arriscada e de difícil entendimento, pois o novo treinador não conhece devidamente o elenco e não haverá tempo adequado para tanto. Nada surpreendente nesse São Paulo atual.

MENON

É uma ótima notícia para o São Paulo. Primeiro: Cuca é melhor técnico que Mancini. Segundo: Cuca é um ótimo técnico. Três: é uma novidade para o jogo, uma cartada nova para um jogo desses num ano que o São Paulo esteve muito mal e só se acertou agora. Então acho que vai ser uma arma a mais para o São Paulo nessa luta contra o Palmeiras. Não vejo outros motivos assim: 'Ah, mas se o Cuca perder já começa com uma derrota'. Azar dele. A questão aqui é o São Paulo. Vai ser bom para o São Paulo? Não interessa se vai ser bom para o Cuca. Para o São Paulo será ótimo. Se o Cuca começar com uma derrota, que tente ganhar o próximo jogo. E outra coisa: Mancini vai ficar ao lado do Cuca no banco, é um auxílio a mais, as ideias se unindo. Então acho que só tem notícia boa essa colocação do Cuca no banco do São Paulo.

PERRONE

Para trocar o comando no jogo decisivo das semifinais com o Palmeiras, acredito que fosse melhor esperar o Estadual passar. Se o São Paulo ainda estivesse desorientado como na primeira fase, seria melhor Cuca já assumir. Mas, agora que as coisas começaram a funcionar há mais riscos do que benefícios na troca. No meu entendimento, pensando na vaga para a final, em um só jogo é mais fácil desandar algo com o novo comandante do que acontecer uma melhora substancial que justifique a aposta. Outro ponto é que a diretoria não poderá cobrar Cuca se a equipe for eliminada, afinal ele acabou de chegar. E se o novo treinador levar o clube do Morumbi ao título, os cartolas reconhecerão o trabalho de Mancini? PAra mim ficou tudo muito arriscado e estranho. Nesse novo panorama seria mais prudente a mudança ocorrer depois do Paulista. (LEIA MAIS NO BLOG)

PVC

Se você pensar que a última vez que um time foi campeão paulista tendo mudado de técnico no meio da campanha foi em 2011, quando o Santos teve Adilson Baptista e depois Marcelo Martelotte e foi campeão com Muricy Ramalho, então você vai entender que - bom, são oito anos - o São Paulo pode ser campeão paulista com o Cuca assumindo, claro que pode. Mas é a receita para fazer tudo o que não dá certo normalmente. O campeão fazendo tudo para não ser, ainda que repita um time que foi. Pode acontecer. Assumindo na semifinal... O São Paulo foi campeão em 98 com o Raí jogando só na final. Parecia campeonato de várzea. Entrou, fez o gol e se despediu sendo campeão. Não é a lógica. O problema é você chegar e respeitar o que está sendo feito. O São Paulo conseguiu achar uma maneira de atuar com o Mancini, ele melhorou e rejuvenesceu o time do São Paulo, e o Cuca, nesse primeiro jogo, na minha opinião, precisa respeitar essa evolução, e depois, a partir do Brasileirão, colocar a cara dele. Se isso acontecer, pode dar certo. É receita para dar errado, mas pode dar certo. A gente também não tem que ficar aqui preso nos nossos conceitos: só assim vai funcionar. Não. Não é só assim porque eu acho que é assim. Pode dar certo de outro jeito.

São Paulo