Topo

Gauchão terá VAR na decisão. Finalíssima é confirmada para quarta-feira

Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/04/2019 18h17

Grêmio e Internacional se enfrentarão na final do Campeonato Gaúcho e os rivais vão encontrar novidades. A FGF (Federação Gaúcha de Futebol) confirmou informação que a coluna De Primeira do UOL Esporte antecipou: a segunda partida da decisão será em uma quarta-feira, dia 17 de abril. E os dois jogos terão presença do árbitro de vídeo, conforme previsto no regulamento.

O primeiro jogo entre Grêmio e Inter será no domingo (14), no estádio Beira-Rio. Três dias depois, a dupla Gre-Nal volta a se encontrar na finalíssima do Gauchão, na Arena.

A agenda original previa final em dois domingos, 14 e 21, mas em virtude da Libertadores a FGF consultou a Globo e antecipou a segunda partida. O Grêmio atua diante do Libertad, no Paraguai, no dia 23 (terça-feira), e com isso a final fica inviável na data programada antes. O Inter também vai atuar fora de casa, mas joga na quarta-feira (24). A partida será diante do Alianza Lima, no Peru.

Já a presença do árbitro de vídeo não chega a ser surpreendente, mas é excepcional na comparação com o restante do Campeonato Gaúcho. O regulamento do estadual já previa o recurso do VAR na final, sendo Gre-Nal ou não. O clássico da fase de classificação, na Arena, foi a única partida do estadual no Rio Grande do Sul a contar com o recurso.

Antes da final do Gauchão, a dupla Gre-Nal joga pela Libertadores. Na terça-feira (9), o Inter recebe o Palestino-CHI, às 21h30 (Brasília). O Grêmio entra em campo na quarta-feira (10), contra o Rosario Central, também às 21h30 (Brasília).