Por que Globo não mostra o replay até que árbitro anuncie a decisão do VAR
O VAR foi protagonista nas semifinais do Carioca e do Paulista neste fim de semana. Uma coisa entre eles, contudo, chamou atenção: a ausência de replay da transmissão da Globo enquanto o árbitro das partidas não anunciava a decisão.
A atitude vem de uma orientação feita em agosto do ano passado. Durante a disputa da Copa do Brasil, a Globo decidiu que esperaria para mostrar os replays e não influenciar nas decisões da equipe de arbitragem.
Em nota oficial, a Comunicação do Grupo Globo não explicou o motivo da decisão, mas reiterou que a emissora "não tem nenhuma responsabilidade sobre a decisão dos árbitros, que, por regra, não podem sofrer interferência externa".
"Como divulgado anteriormente, a chegada do VAR mudou a perspectiva da arbitragem e o Esporte do Grupo Globo tem optado por não exibir o replay na transmissão da TV antes da decisão, como é o protocolo da Fifa, quando há a produção das imagens com árbitro de vídeo. A prática já vem sendo adotada desde o ano passado nas transmissões em que o Esporte do Grupo Globo produz o sinal. Com ou sem árbitro de vídeo, o Grupo não tem nenhuma responsabilidade sobre a decisão dos árbitros, que, por regra, não podem sofrer interferência externa", disse.
Em São Paulo, a falta de replay se repetiu por duas vezes no duelo entre Palmeiras e São Paulo. Na primeira, Liziero abriu o placar para o São Paulo, mas o árbitro de vídeo confirmou a posição do bandeirinha ao dar impedimento. Enquanto os auxiliares estavam reunidos analisando a jogada, Cleber Machado e Walter Casagrande conversavam sobre o lance, mas nenhum replay foi mostrado.
Quando o árbitro confirmou o impedimento, imediatamente a Globo mostrou o replay pela primeira vez, junto com a tradicional linha de impedimento, que confirmava que o jogador do São Paulo estava em posição irregular.
O caso se repetiu no final da partida, mas pelo lado do Palmeiras. Deyverson balançou as redes, Cleber Machado gritou "gol", mas nenhum replay foi mostrado. Apenas quando o gol foi anulado que a repetição foi transmitida.
No Rio de Janeiro, a situação chegou a ser curiosa durante o jogo entre Vasco e Bangu. Aos 2 minutos do segundo tempo, Danilo Barcellos cobrou escanteio e Ricardo cabeceou para fora. Neste momento, a Globo mostrou por duas vezes o replay mostrando uma polêmica sobre um puxão de camisa em Lucas Mineiro.
Logo na sequência, o árbitro impediu a cobrança de tiro de meta para esperar a análise do árbitro de vídeo sobre a jogada. A partir daí, mais nenhum replay foi mostrado até que o pênalti tivesse sido confirmado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.