Son marca, e Tottenham sai na frente do City nas quartas da Champions
Deu Tottenham na abertura do duelo inglês das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa 2018/2019. Jogando hoje em casa, o time londrino derrotou o Manchester City por 1 a 0, graças ao gol de Heung-Min Son.
A partida foi marcada mais pelas disputas de bola do que pelas chances de gol. Agora, os dois times voltam a se enfrentar na quarta-feira da próxima semana (17), no Etihad Stadium, em Manchester, quando rola o jogo de volta.
Antes disse, porém, ambos atuam no fim de semana pelo Campeonato Inglês: os londrinos recebem o Huddersfield Town no sábado, enquanto o City visita o Crystal Palace no domingo.
Melhor, Son decidiu no fim do jogo
Foi um jogo carente de talento individual, marcado pelas disputas de bola. Mas na melhor chance que teve, o sul-coreano decidiu. Não foi muito, mas foi suficiente.
Pior, Agüero só apareceu perdendo pênalti
Sergio Agüero teve a grande chance de balançar as redes no primeiro tempo, em uma cobrança de pênalti defendido por Hugo Lloris. Apático, foi substituído aos 25 minutos da etapa final, quando deu lugar a Gabriel Jesus.
Lucas Moura 0 x 0 Gabriel Jesus
Opções ofensivas das duas equipes, Lucas Moura e Gabriel Jesus começaram a partida como reservas. O ex-são-paulino entrou aos 12 minutos do segundo tempo, substituindo Harry Kane - o inglês deixou o gramado sentindo dores no tornozelo esquerdo após uma dividida com Fabian Delph. No entanto, o brasileiro teve dificuldade para se destacar diante da marcação dos visitantes.
O ex-palmeirense entrou pouco depois, aos 25. Teve uma chance aos 29, quando ganhou disputa aérea e cabeceou por cima. Mostrou alguma mobilidade, mas foi mais um travado pela defesa da casa.
VAR aponta pênalti, mas Lloris defende
O Tottenham começou a partida disposto a dar trabalho e ditou o ritmo ao longo de todo o primeiro tempo. Aos 8 minutos, Moussa Sissoko avançou pela esquerda e cruzou para Dele Alli, que bateu com categoria de primeira e mandou por cima do gol.
Mas o City reagiu rapidamente: aos 10 minutos, Raheem Sterling chutou, e a bola desviou no braço de Danny Rose. O árbitro consultou o VAR e marcou o pênalti. Sergio Agüero bateu, e Hugo Lloris caiu no canto para defender.
No time londrino, Harry Kane teve nova boa chance aos 24 minutos: o camisa 10 recebeu da esquerda na área, girou e bateu de direita, mas Ederson espalmou para o lado. Na resposta, aos 30, Ilkay Gündogan levantou falta na área pela direita, e Nicolás Otamendi apareceu sozinho para cabecear - o argentino, porém, estava em condição irregular e ainda cabeceou fraco.
A partir daí, e até o fim do primeiro tempo, o que se viu foi um duelo de muita marcação - destaque para a dividida por cima entre Fernandinho e Harry Kane, que se estranharam aos 39. Melhor para o Tottenham, que teve mais tempo no campo de ataque em busca do gol, mas sem assustar de fato o goleiro Ederson.
Domínio do Tottenham, enfim, vira gol
No segundo tempo, o time de Londres começou de novo apertando: aos 4 minutos, Heung-Min Son recebeu na direita de Harry Kane e bateu cruzado, mas o tiro saiu fraco e parou fácil nas mãos de Ederson. O goleiro brasileiro passou a sentir dores após uma trombada com Nicolás Otamendi aos 7.
Mas saiu dos pés de Ederson outra boa chance de City aos 27: após lançamento do goleiro, Riyad Mahrez dominou na direita e acionou David Silva, que abriu na esquerda para o chute de Fabian Delph. A bola, porém, saiu à esquerda de Hugo Lloris. Dois minutos depois, Mahrez cruzou para Gabriel Jesus, que dividiu por cima e cabeceou para fora.
Quando o jogo se encaminhava para um 0 a 0, veio o gol. Aos 33 minutos, Christian Eriksen acionou Heung-Min Son, que avançou pela direita, evitou a saída na linha de fundo, trouxe para dentro e bateu cruzado, mandando por baixo de Ederson. De quebra, Son teve nova chance aos 41, mas abusou da força e mandou para fora.
Em jogo quente, Tottenham pressiona City
Os dois times fizeram um jogo de marcação firme, com lances que eventualmente mostravam mais força do que técnica nas disputas. Jogando em casa, o Tottenham de Mauricio Pochettino levou vantagem por controlar a bola com mais qualidade, tocando no ataque em busca de oportunidades.
O City de Pep Guardiola se defendeu mais, buscando chances no contra-ataque que se tornaram menos presentes no segundo tempo. Curiosamente, Guardiola apostou nas entradas de Kevin de Bruyne e Leroy Sané apenas aos 44 minutos do segundo tempo, ganhando criatividade com sua equipe.
Estreia continental
A partida da Liga dos Campeões da Europa foi a primeira do Tottenham Hotspur Stadium em competições internacionais. Inaugurado em 3 de abril, o estádio viu o Tottenham também vencer em seu primeiro jogo: 2 a 0 sobre o Crystal Palace pelo Campeonato Inglês, com gols de Son e Eriksen.
"O estádio é a cereja do bolo. É o nosso bairro, a torcida joga junto. Acho que isso é importante", disse Lucas Moura, em entrevista aos canais Esporte Interativo após o jogo.
De novo?
Os dois times se enfrentam agora no dia 17, quando fazem a partida de volta da Liga dos Campeões em Manchester. Só que, três dias depois, Manchester City e Tottenham medem novamente forças, agora pelo Campeonato Inglês. O compromisso é de novo no Etihad Stadium.
FICHA TÉCNICA
TOTTENHAM 1 X 0 MANCHESTER CITY
Data: 9 de abril de 2019 (terça-feira)
Hora: 16h (horário de Brasília)
Local: Tottenham Hotspur Stadium, em Londres (ING)
Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)
Assistentes: Sander Van Hoekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)
Gols: Heung-Min Son, aos 33 min do 2º T (TOT)
Cartões amarelos: Danny Rose (TOT); Aymeric Laporte (MCI) e Riyad Mahrez (MCI)
TOTTENHAM: Hugo Lloris; Kieran Trippier, Toby Alderweireld, Jan Vertonghen e Danny Rose; Moussa Sissoko e Harry Winks (Victor Wanyama); Dele Alli (Fernando Llorente), Christian Eriksen e Heung-Min Son; Harry Kane (Lucas Moura)
Técnico: Mauricio Pochettino
MANCHESTER CITY: Ederson; Kyle Walker, Nicolás Otamendi, Aymeric Laporte e Fabian Delph; Ilkay Gündogan, Fernandinho e David Silva (Kevin de Bruyne); Riyad Mahrez (Leroy Sané), Sergio Agüero (Gabriel Jesus) e Raheem Sterling
Técnico: Pep Guardiola
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.