Topo

Pelé passa por cirurgia "bem-sucedida" e já é transferido para quarto

Pelé foi hospitalizado na França e transferido para o Brasil na última terça-feira, quando deu entrada no Albert Einstein - Franck Fife/AFP
Pelé foi hospitalizado na França e transferido para o Brasil na última terça-feira, quando deu entrada no Albert Einstein Imagem: Franck Fife/AFP

Do UOL, em São Paulo

13/04/2019 12h34

Horas após a confirmação da liberação para cirurgia, Pelé passou pelo procedimento de retirada de cálculo renal hoje de manhã, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com o boletim médico assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra, e Gustavo Caserta Lemos, urologista, "o procedimento foi bem-sucedido e o paciente já se encontra no seu quarto". Ainda não há previsão de alta para o ex-jogador de 78 anos, que está hospitalizado há dez dias, entre Brasil e Europa.

LEIA MAIS

O "Rei do Futebol" sentiu febre após participar de um evento comercial em Paris, na França, no último dia 3, e teve diagnosticada uma infecção urinária. Ele realizou tratamento para controlar a infecção no Hospital Americano, nos arredores de Paris, e cinco dias depois teve alta. Após desembarcar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, foi encaminhado ao Albert Einstein para dar sequência ao tratamento, que envolvia a remoção do cálculo renal, o que ocorreu neste sábado.

Pelé disse por meio de nota na segunda-feira (dia 8) que havia sofrido uma "severa infecção urinária que requisitou assistência médica e cirúrgica emergencialmente". Há cinco anos, Pelé passou pelo mesmo procedimento e teve alta após 48 horas. No entanto, dez dias depois, ele voltou a ser internado por causa de uma nova infecção urinária que teve complicações e demandou 15 dias hospitalizado. A reincidência não é um fator de risco, e sim o fato de ele ser paciente de rim único - um deles foi retirado ainda na década de 1970, após uma joelhada quando ele era jogador do Cosmos, nos Estados Unidos.

Será a sexta cirurgia de Pelé em sete anos. Ele já teve problemas na coluna (2015), duas vezes no quadril (2012 e 2016), além do quadro de infecção em 2014 e 2019.

Confira o boletim médico na íntegra:

"São Paulo, 13 de abril de 2019 - 12:00
O paciente Edson Arantes do Nascimento segue em bom estado geral sob o ponto de vista clínico. Nessa manhã, foi retirado o cálculo renal. O procedimento foi bem-sucedido e o paciente já se encontra no seu quarto.

Médicos Responsáveis:
Dr. Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista
Dr. Gustavo Caserta Lemos, urologista

Diretor Superintendente:
Dr. Miguel Cendoroglo, Diretor Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein."