Igreja de Pato e Rebeca se diz jovem e inclusiva e está no país desde 2016
Ao lado de sua namorada, a apresentadora Rebeca Abravanel, o jogador Alexandre Pato foi batizado na igreja evangélica Hillsong, em São Paulo. Apesar de cerca de 2.500 pessoas passarem pelos cinco cultos realizados semanalmente na unidade da Vila Olímpia, zona sul da capital paulista, a iniciativa ainda é pouco conhecida pelo público em geral. A inauguração da célula brasileira foi em outubro de 2016 e a sede atual funciona somente desde janeiro do ano seguinte. A igreja que conquistou o jogador do São Paulo e a apresentadora do SBT se propõe a ser "jovem em espírito e inclusiva, onde todas as pessoas são bem-vindas sem importar seu estilo de vida".
LEIA MAIS
- São Paulo vê Antony brilhar e terá de lidar com assédio
- Cuca diz que Pato será o centroavante do São Paulo
Os cultos da Hillsong são conhecidos pela semelhança com shows de música pop. Há salas escuras, recursos visuais como telões, tecnologia, luzes, sol alto e dançante e público predominantemente jovem (70% dos membros têm até 35 anos). Os pastores falam informalmente, adotam o visual "hipsters" de jeans rasgado e camisa xadrez e têm tatuagens.
A igreja é do mesmo conglomerado de um selo musical australiano. Seus principais braços, a banda "Hillsong United" e o canal "Hillsong Worship", têm 1,8 e 3,9 milhões de inscritos no YouTube. Apresentações realizadas no Brasil antes de existir uma unidade física lotaram. A igreja fundada em 1983 por um casal de pastores neozelandeses (Brian e Bobbie Houston) hoje está presente em 19 países e ganhou fama de descolada. Famosos como os cantores Nick Jonas (Jonas Brothers), Vanessa Hudgens (High School Musical) e Justin Bieber aderiram ao culto.
No Brasil, as cantoras gospéis Aline Barros e Ana Paula Valadão e sua banda Diante do Trono ajudaram a popularizar as músicas da igreja por meio de versões. O Hillsong United visita o país de 2006 e já participou de eventos como a "Marcha Para Jesus". Por fim, frequentadores ilustres também espalharam a mensagem, como o ex-jogador Kaká, o zagueiro David Luiz, do Chelsea, e a atriz Bruna Marquezine. O grupo ainda exibiu em dezembro de 2016, pouco após a instalação de sua sede em São Paulo, um documentário na TV Globo - exibido na faixa de filmes Sessão de Gala.
Os pastores líderes da unidade brasileira são Chris e Lucy Mendez, também responsáveis pela igreja em Buenos Aires, na Argentina, Monterrey, no México, e Montevidéu, no Uruguai. Foram eles que receberam Alexandre Pato e Rebeca Abravanel: "Obrigado por tudo, meu amigo. Foi um prazer conhecer a você e sua mulher. Você é uma pessoa sensacional", disse o jogador, pelas redes sociais. Os outros pastores de São Paulo passam por estudos no "International Leadership College", o seminário da Hillsong em Sidney.
"Ao frequentar ou estudar na Hillsong, [os fiéis] podem aprender inglês, conhecer australianos e outros estrangeiros e viver um tipo de pentecostalismo que é global, divertido, emocionante e mais ligado à cultura jovem do que o pentecostalismo no Brasil. Mais ainda, é uma oportunidade de frequentar uma igreja frequentada por celebridades estrangeiras", conta, sobre o sucesso da Hillsong no Brasil, a antropóloga e pesquisadora Cristina Rocha, no artigo "A Megaigreja Hillsong no Brasil: a constituição de um campo religioso transnacional entre o Brasil e a Austrália", publicado pela revista "Plural", da Universidade de São Paulo.
Ela segue: "A Hillsong, com sua ênfase na cultura jovem e de celebridade, seu uso intenso de novas tecnologias de comunicação e informação, sua associação com a ideia de excelência e seu uso da língua inglesa, seduz jovens de classe média brasileiros. No imaginário desses jovens, a fascinação com a Hillsong se sobrepõe à admiração que existe no Brasil pela Austrália, vista como um país jovem, multicultural e tropical como o Brasil, mas que, no entanto, faz parte do 'Primeiro Mundo'."
Os cultos, ou "reuniões", como preferem dizer os membros, duram cerca de uma hora. São cinco por semana, sempre aos domingos, às 11h, 13h, 16h30, 18h30 e 20h30. O local abriga 500 pessoas sentadas em 2000m² de área total.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.