Topo

Grêmio

Renato Gaúcho elogia Sampaoli, mas dispara: "Treinador bom é o que ganha"

Renato Gaúcho vê semelhanças entre as formas de jogar de Grêmio e Santos - Lucas Uebel/Grêmio
Renato Gaúcho vê semelhanças entre as formas de jogar de Grêmio e Santos Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/04/2019 04h00

Renato Gaúcho elogiou o técnico do Santos, Jorge Sampaoli, prestes a encarar o adversário na estreia do Brasileiro. Elencou semelhanças entre a forma de jogar do Peixe e do Tricolor. Mas lembrou, prontamente, que são os títulos que marcam a trajetória de qualquer comandante por um clube.

Na manhã de sexta-feira, em entrevista coletiva após o treinamento gremista, Portaluppi foi questionado diretamente se via algo diferente no trabalho do argentino. Sem detalhar o que pensa das atividades propostas por ele, entre elogios e entrelinhas, Renato sublinhou sua opinião.

"Ele é um bom treinador. Mas o bom treinador é o que ganha, que dá volta olímpica. Isso não é só para ele, mas para todos. Eu me incluo também. Nem sempre o melhor vence. Ele se assemelha muito ao tipo de jogo do Grêmio. Gosto do jogo do Grêmio, gosto do jogo do Santos. Ele tem o pensamento de botar o time dele para frente, em busca do gol, é como eu trabalho. Nem sempre o Grêmio ou o Santos vão ganhar as partidas, mas pelo menos buscamos o resultado o tempo todo. E respeito quem não busca também. Cada o treinador tem sua cabeça, seu método de trabalhar. Mas, sem dúvida, fica na história do clube o treinador que ganha. É uma realidade. Agora, que ele melhorou muito a equipe do Santos, sem dúvida alguma", disse o treinador gremista.

No Santos, Sampaoli disputou apenas um título até agora. Foi eliminado pelo Corinthians nos pênaltis após uma vitória para cada lado na fase semifinal.

Na carreira, o argentino ganhou duas vezes o Campeonato Chileno pela Universidad de Chile, a Copa Sul-Americana pelo mesmo time e a Copa América de 2015 pela seleção chilena. Pelo Sevilla e pela seleção argentina, ele não ergueu taças.

"Qualquer um dos 20 clubes do Brasileiro têm chance de ganhar. O campeonato está apenas começando, nem começou, e não dá para apontar favoritos. O futebol é dentro do campo. O Grêmio, é claro, está incluído nesses 20. É um campeonato longo, muito disputado e muito difícil", completou Portaluppi.

Grêmio e Santos se enfrentam no domingo às 11h (de Brasília), na Arena do Grêmio.

Grêmio