Topo

Felipão elogia estratégia de Ceni após estreia: "Dificilmente será batido"

Champions e Brasileirão no EI PLUS

Do UOL, em São Paulo

28/04/2019 22h08

O Palmeiras não teve dificuldade para golear o Fortaleza por 4 a 0 na estreia do Campeonato Brasileiro 2019, mas Luiz Felipe Scolari acredita que o time comandado por Rogério Ceni dará trabalho aos rivais ao longo da competição e deve ganhar pontos principalmente na Arena Castelão.

"Gostei do nosso jogo. Gostei do Fortaleza. O resultado foi bom, mas a equipe deles dificilmente será batida. O posicionamento que o Rogério tem da equipe é muito bom, mas nós tivemos uma boa partida hoje também. O resultado elástico não diz totalmente que fizemos uma boa partida ou que eles fizeram uma partida ruim. Acho que o Fortaleza, em sua casa, vai tirar pontos de muita gente", elogiou Felipão.

Também não faltaram elogios ao herói da noite, Zé Rafael, que entrou no lugar de Ricardo Goulart aos sete minutos de jogo e se consagrou com dois gols e uma assistência. Felipão lembro do pênalti perdido pelo camisa 8 na semifinal contra o São Paulo para falar da confiança no jogador.

"Ele não entrou em uma fria. Depois da eliminação contra o São Paulo, jogou o jogo seguinte. Vem sendo trabalhado, tem que ter um período de adaptação, leva dois ou três meses para a gente conhecer o corpo do atleta. Vínhamos da altitude [da vitória sobre o Melgar], tínhamos que mesclar alguns jogadores e entre esses estava o Goulart, e quando ele saiu, o Zé entrou. Uma opção que tivemos hoje e foi muito bem."

Scolari também aprovou o equilíbrio mostrado pela equipe alviverde em campo, que segundo ele foi o que possibilitou a conquista do título nacional no ano passado, e disse que vai manter o rodízio de jogadores utilizado em 2018, trocando "umas cinco peças" por jogo. Ele também viu evolução nas últimas duas semanas, já que o time teve treinos a mais após a eliminação no Paulista.

"[Os jogadores] estão melhores não só fisicamente, mas o trabalho técnico ficou um pouco melhor nesses últimos quinze dias. Acrescentou nos atletas algumas coisas a mais. Lá na altitude, em Arequipa, nós fizemos os gols, podíamos ter feito mais. Estamos bem, mas o campeonato é longo. Vamos com calma", projetou o gaúcho.

Veja outras respostas de Felipão na coletiva:

Sobre a nova regra do cartão amarelo para o técnico

"Eles fazem lá as regras que querem fazer. Temos que cumprir com as nossas situações de jogo. Vamos ficar mais nervosos do que o normal, mas provavelmente não é porque você reprima o cartão que vai mudar muita coisa. Mas obedece. Somos funcionários da FIFA também. Obedece."

Sobre Hyoran

"O Hyoran é um menino que a gente administra com mais tranquilidade até. Ele tem um perfil que a gente pode conversar com ele, que ele entende algumas coisas. Tínhamos 25 para inscrever no Paulista. Tínhamos jogadores que estavam chegando, que precisavam ser inscritos para nós analisarmos eles. Na Libertadores, onde temos algumas situações que precisamos de uma completa cobertura pelos lados e de velocidade, o Hyoran é importante. Disse agora no vestiário que a única coisa triste do jogo é que o Hyoran não fez gol. Ele criou as oportunidade. É um jogador super útil e inteligente."

Sobre Matheus Fernandes

"Temos o Matheus Fernandes, que vai viajar para o jogo contra o CSA. Estamos fazendo um trabalho com o departamento físico, de fisiologia e nutrição, que o Matheus Fernandes vai melhorando e se adaptando. No quarto ou quinto mês ele vai estar em condições bem melhores do que as que ele chegou. O Zé Rafael também chega e vai se adaptar logo? Não. Tem que se adaptar a jogadores diferentes, da forma de jogar, ele vai se adaptando e sendo útil."