Topo

Santos

Orinho treina separado do time principal do Santos e deve deixar o clube

Orinho, em treino do Santos no CT Rei Pelé - Ivan Storti/Santos FC
Orinho, em treino do Santos no CT Rei Pelé Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

01/05/2019 04h00

Ele começou o ano como titular, mas cinco meses depois deve deixar o Santos de graça. O lateral-esquerdo Orinho treina separado do restante do elenco do Peixe e não foi procurado para renovar seu contrato com o clube, que termina no dia 31 deste mês.

Única opção para o setor no início da temporada, Orinho foi titular nos três primeiros jogos do Campeonato Paulista, mas não convenceu e logo perdeu a posição para o atacante colombiano Copete, que atuou improvisado na esquerda. No total, foram oito jogos no ano, uma assistência e um cartão vermelho, diante do River Plate (URU) pelo jogo de ida da Copa Sul-Americana.

Com as chegadas de Felipe Jonatan, que veio do Ceará, e Jorge, emprestado pelo Monaco (FRA), além de Alan Cardoso, jovem que veio do Vasco para integrar o grupo de "sparrings", Orinho perdeu espaço e já não participa de um jogo desde o dia 20 de março, na goleada sofrida por 4 a 0 para o Botafogo-SP.

Além do desempenho abaixo do esperado dentro de campo, que fez com que perdesse a titularidade, parte da diretoria santista considera o jogador um potencial problema pelo temperamento explosivo.

No ano passado, Orinho foi emprestado para a Ponte Preta, onde disputou Campeonato Paulista, Série B e Copa do Brasil, somando 35 jogos e um gol marcado, mas também levando oito cartões amarelos e dois vermelhos. O atleta teve boa sequência no estadual, mas acabou perdendo a posição no decorrer da Série B.

Afastado, o jogador vem treinando junto com jogadores que não estão nos planos do Santos para a temporada, como o zagueiro Cléber Reis, o volante Guilherme Nunes e o meia costarriquenho Bryan Ruiz.

Atualmente a lateral esquerda do Santos ainda não tem um titular, com Jorge, Felipe Jonatan e até o volante Diego Pituca se alternando no setor. Além dos três, Alan Cardoso treina com o elenco profissional, mas ainda não foi relacionado para nenhum jogo, e Rhuan, de 18 anos, é o titular da equipe de "sparrings" (atletas que completam treino da equipe profissional) escolhida por Jorge Sampaoli.

Santos