Topo

Santos

Quem é o jogador boliviano que veste a camisa 10 no sub-15 do Santos

Miguel Acuña, boliviano das categorias de base do Santos - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Miguel Acuña, boliviano das categorias de base do Santos Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

08/05/2019 04h00

O torcedor do Santos se acostumou neste ano a ouvir várias entrevistas em outra língua. Com uma legião de estrangeiros, o espanhol se tornou a segunda língua na Vila Belmiro e isso pode seguir nos próximos anos já que o camisa 10 da equipe sub-15 é boliviano: Miguel Acuña.

O meia pertence a um projeto social com sede em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com o qual o Peixe firmou parceria no ano passado. Ele foi um dos três selecionados para atuar no Santos em intercâmbio, ao lado do atacante Enzo e do zagueiro Cristian. Os jogadores chamaram a atenção do empresário que comanda o projeto, que ficou curioso para saber se os três estariam a altura de atuar no Brasil. Ele trouxe os garotos para testes no Peixe e o trio foi aprovado de prontidão.

Os três são titulares do Peixe na disputa da Copa Nike Sub-15. Na estreia, os Meninos da Vila bateram o Coritiba por 1 a 0 com gol de Miguel Acuña. No segundo jogo, o time da Vila Belmiro acabou derrotado por 2 a 1 pelo Atlético-MG e agora joga a vida na terceira rodada contra o Botafogo, hoje, às 15h15, precisando da vitória para avançar. Enzo será desfalque após sofrer um choque de cabeça e ir parar no hospital após o primeiro jogo.

Acuña é o grande destaque da equipe santista. Meia de criação, ele veste a camisa 10 e tem encantado atuando pelo Peixe pela habilidade. Como não pode se transferir para o Santos de vez, por ser menor de idade, Acuña e os outros dois atletas ficam por alguns meses em intercâmbio, estudam no Brasil e retornam à Bolívia no período de férias escolares.

Miguel Acuña, camisa 10 da equipe sub-15 do Santos - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Enzo e Cristian também são vistos com bons olhos pela diretoria de base santista e o Peixe quer manter os três. O atacante, inclusive, está em processo de naturalização por ser filho de pai brasileiro. O Santos já se mexe para tentar segurar os três atletas que ainda não podem disputar competições oficiais pelo clube devido às leis da FIFA.

Santos