Grêmio decide a vida na Libertadores em meio a desconfiança após 5 a 4
O futuro do Grêmio na Libertadores 2019 se decide hoje, em Porto Alegre, contra a Universidad Católica. A partida válida pela última rodada do grupo H tem cara de mata-mata por ser entre dois adversários diretos pela segunda vaga da chave, que já tem o Libertad-PAR garantido nas oitavas de final. No time de Renato Gaúcho, além de desfalques, paira uma desconfiança pela última atuação, em que teve um ótimo começo na partida contra o Fluminense, mas acabou levando uma virada histórica.
Grêmio e Universidad Católica se enfrentam às 19h15min (horário de Brasília). O SporTV transmite e o jogo. O Placar UOL também vai acompanhar o duelo.
A situação do Grêmio no grupo H já foi muito pior. Antes lanterna, agora o time gaúcho depende apenas de si para continuar na Libertadores. Se vencer, está garantido. O empate também serve. A derrota gera eliminação.
O Libertad é líder da chave com 12 pontos; Grêmio e Católica somam 7 pontos, mas o time de Renato tem vantagem nos critérios de desempate.
A desconfiança no futebol do Grêmio chegou a picos inéditos na temporada graças ao jogo de domingo, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O pé atrás geral fez Renato Gaúcho aparecer em cena às vésperas do jogo decisivo. Habitualmente, o treinador não fala antes de uma partida em meio de semana.
Na terça-feira, Renato foi até a sala de imprensa do CT Presidente Luiz Carvalho por iniciativa própria. Nas palavras do técnico, para transmitir confiança aos torcedores.
"Eu estou aqui justamente para passar confiança ao nosso torcedor. O torcedor ficou chateado no domingo, mas volto a repetir. Essas coisas são fáceis de serem corrigidas", afirmou Renato ao se referir aos erros apresentados contra o Fluminense.
Internamente, Renato Gaúcho passou a ser alvo de críticas e contestações - algo que não acontecia nessa intensidade desde 2017. A onda de descontentamento com o treinador fez subir o nível de desconfiança geral.
Outro dado que deixa parte da torcida do Grêmio apreensiva é o histórico do time em casa neste ano. Até aqui, a equipe conseguiu apenas uma vitória nos chamados 'jogos grandes' dentro da Arena em 2019: fez 3 a 1 em cima do Rosario Central, pela Libertadores.
No Campeonato Brasileiro, por exemplo, perdeu para Santos e Fluminense. Na Libertadores também perdeu ao receber o Libertad; e no Gauchão, empatou sem gols com o Inter e levou o título nas cobranças de pênalti.
A confiança do Grêmio está no perfil do elenco atual: experiente e acostumado a decisões. Com a base mantida há quatro anos, o grupo de jogadores costuma apresentar enorme mobilização diante de momentos decisivos. A partida contra os chilenos é mais uma oportunidade para renovar esse espírito.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X UNIVERSIDAD CATÓLICA
Data e hora: 08/05/2019 (quarta-feira), às 19h15 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: SporTV
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Auxiliares: Hernán Maidana (ARG) e Juan Belatti (ARG)
GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Michel (Rômulo/Thaciano), Alisson, Jean Pyerre e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho
UNIVERSIDAD CATÓLICA: Dituro; Magnasco, Lanaro, Kuscevic e Cornejo; Fuentes, Pinares e Aued; Fuenzalida, Puch e Saez
Técnico: Gustavo Quinteros
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.