Messi cai na Liga dos Campeões e abre disputa para melhor do mundo
Lionel Messi caminhava a passos largos para ser o grande favorito ao prêmio de melhor do mundo. Porém, a eliminação para o Liverpool, ontem, na semifinal da Liga dos Campeões, abriu a disputa para outros concorrentes.
A queda na Champions League não tira Messi da disputa, mas diminui seu favoritismo. A temporada do argentino era praticamente impecável até o duelo de ontem. Ele foi decisivo nas oitavas e nas quartas da Liga dos Campeões e brilhou também no primeiro duelo da semi contra o Liverpool, mas esteve apagado na volta. Ainda assim, é o artilheiro da competição com 12 gols.
Fora isso, comandou o Barcelona em mais um título espanhol e lidera a artilharia de La Liga com 34 gols. Os catalães ainda estão na final da Copa do Rei, contra o Valencia.
Cristiano Ronaldo, Neymar, Mbappé e Modric não fizeram uma temporada espetacular e estão atrás de Messi na briga pelo prêmio individual. As maiores ameaças do argentino encontram-se mesmo na Champions.
Veja outros candidatos a melhor do mundo:
Mané
O senegalês já vinha bem em 2017-18, mas subiu de nível após a Copa do Mundo. Na atual temporada, são 24 gols e 5 assistências em 48 jogos. Ele, inclusive, ganhou mais protagonismo no ataque do Liverpool.
Salah
Parte da maior presença de Mané tem a ver com a queda de rendimento de Salah. Finalista do prêmio de melhor do mundo de 2018, o egípcio continua com números expressivos, mas teve mais altos e baixos, principalmente em 2019, com lesão e seca de gols. Mesmo assim, apareceu em momentos importantes e não pode ser considerado fora da disputa deste ano.
Van Dijk
Van Dijk se colocou de vez no grupo de melhores zagueiros do mundo. O defensor, praticamente impecável pelo alto, vem fazendo uma temporada muito consistente. Não à toa, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Inglês. Não será uma surpresa se ele ganhar o prêmio de melhor do mundo.
Son
Principal artilheiro do Tottenham, Kane seria um dos favoritos a melhor do mundo, mas as lesões têm atrapalhado o atacante inglês na temporada, principalmente no mata-mata da Champions. Sem o camisa 10, Son Heung-Min chamou a responsabilidade. O sul-coreano marcou nas oitavas contra o Borussia Dortmund e foi decisivo nas quartas contra o Manchester City. Com três gols nos dois jogos, ajudou os Spurs até a semifinal.
Tadic, De Ligt e De Jong
Tadic seria um grande azarão para melhor do mundo, mas o sérvio faz uma Champions League para ninguém colocar defeito: é o artilheiro do Ajax com seis gols e distribuiu quatro assistências. O camisa 10, que costuma atuar como falso 9 na competição, teve desempenho impecável contra o Real Madrid no jogo que colocou os holandeses nas quartas.
A maior zebra da Liga dos Campeões ainda tem outros jogadores capazes de sonhar com o prêmio individual. De Ligt é o capitão da equipe aos 19 anos. Ele marcou o gol da classificação à semi contra a Juventus e mostra maturidade de um veterano. O defensor entrou na mira de gigantes europeus. Já De Jong está vendido ao Barça e ainda segue como maestro no meio-campo do Ajax. Técnica, calma e regularidade estão no repertório do meia de 21 anos, comparado até a Johan Cruyff na Holanda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.